Almalaguês quer área empresarial no acesso à A13

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Pedro Ramos

Cerca de 550 mil euros é o orçamento que a Junta de Freguesia de Almalaguês vai gerir, no ano de 2023.
A conclusão dos percursos pedestres, a requalificação da sede da junta e o arranque das obras do novo arruamento de acesso ao cemitério são os principais projetos da autarquia.
Empreendimento financiado por fundos comunitários do Portugal 2020, os três percursos pedestres interligados, que combinam natureza com a tradição local da tecelagem, deverão ficar concluídos em maio. Trata-se de um investimento de mais de 120 mil euros.
Outros empreendimentos que transitam de anos anteriores – e em fase de projeto – são a requalificação do Largo da Corredoura, em Almalaguês, e do parque infantil, que a junta quer deslocalizar para um terreno, já adquirido, na Rua da Pedreira.
Já no que respeita a obras a protocolar com a Câmara de Coimbra, no âmbito dos contratos interadministrativos, a mais significativa é a construção da rua que dá acesso à entrada do cemitério. Aqui, para a primeira fase (desaterros, limpezas e construção do muro de suporte), o valor orçamentado ronda os 35 mil euros.
Outra obra importante é a que se pretende para a sede da junta. Para já, a intervenção incide na cobertura e nas pinturas mas a autarquia gostava de incluir uma nova sala anexa.
Por fim, uma referência a um desejo antigo do autarca de Almalaguês, que não desiste da pretensão de ver uma zona industrial nascer junto ao acesso à A13. Com a falta de localizações empresariais, no concelho, António Coelho entende que Almalaguês pode ser a solução.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.