Antes do Natal já Condeixa festejava o Yule e as Saturnálias

Spread the love

DR

A origem de Conímbriga remonta a um castro celta da tribo dos Conii, ainda na idade do ferro. Mas é com a ocupação romana que se deu a expansão.
Se, para os Celtas, o Yule, o Solstício de Inverno, era já um dos momentos mais importantes e marcava o início de um novo ano, ou a renovação do sol, para os romanos a efeméride era celebrada com um festival: as Saturnálias.
Os primeiros comemoravam a data dançando em torno de fogueiras e decoravam as casas com azevinho e pinheiros. Já os segundos preparavam grandes banquetes.
Nos tempos de Cícero, as Saturnálias começavam a 17 de dezembro e duravam uma semana: até dia 25. Durante estes dias havia banquetes, visitavam- -se os amigos e trocavam-se presentes.
E foi já com o imperador Constantino que se estabeleceu oficialmente o 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus.
Se há sítios onde há muito se sabe festejar o Natal, Condeixa é certamente um deles. E, seja de inspiração celta, romana ou católica, as tradições em torno destas festividades nunca se perderam.
Muitos séculos antes de o bacalhau se tornar o fiel amigo, seria com a carne do gado – mais difícil de alimentar nesta altura do ano – que os Celtas se banqueteavam.
Os romanos chegavam a ter sete pratos à mesa, com peixes, mariscos, ovos, carne, iguarias exóticas e direito a sobremesas com mel e frutas.
À mesa, com família e amigos, o Natal e o Ano Novo são tempo de festa, não só no concelho de Condeixa, mas também… e com toda a propriedade.

Manhã Mágica

A Câmara Municipal de Condeixa oferece às crianças do concelho, este domingo, uma “Manhã Mágica de Natal” com a presença do Pai Natal e muito mais: Parada de Natal, pipocas, algodão doce, bolas de sabão, balões, um show–cooking de chocolate com o chef Flávio Silva, a partir das 10H30 na Praça da República.

Concerto na Ega

A Junta de Freguesia de Ega, a Associação Ecomuseu de Condeixa e o Conselho Económico da Paróquia de Ega promovem, este domingo, a partir das 17H00, na Igreja Matriz de Ega, um Concerto de Natal com o Choral Poliphonico de Coimbra.
As entradas são gratuitas.

Aquecer a meias

O projeto CLDS 4G do concelho promove a 3.ª edição do projeto “Aquecer a Meias”. Os munícipes são desafiados a “apadrinhar” um idoso ou família em situação de maior fragilidade – identificadas quer pelo CLDS 4G quer pela Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara de Condeixa – e oferecer-lhe um adereço como um par de meias, umas pantufas, um gorro ou umas luvas elaborados ou personalizados por si, para “aquecer o Natal de quem mais precisa”.
A par do adereço, o desafio é ainda escrever um postal de Natal “com uma mensagem de esperança e otimismo”. As “Visitas dos Afetos” serão realizadas pelo projeto CLDS 4G nas vésperas do Natal.

Exposição de coroas

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos de do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Condeixa promove, até 6 de janeiro, uma Exposição de Coroas de Natal na sala da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a- -Nova. Para visitar de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H00.

Cabaz para famílias mais carenciadas

Uma vez mais, o município de Condeixa-a-Nova vai atribuir às famílias mais carenciadas um cabaz com produtos para ajudar a dar um Natal mais feliz a quem mais precisa.
Mais de uma centena e meia de famílias – com um rendimento per capita igual ou inferior a 70 por cento do Indexante dos Apoios Sociais – candidatou-se a receber este apoio que “embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam a população, é uma forma de atenuar as dificuldades dos mais desprotegidos”, diz a autarquia.

Unidade Pastoral organiza recolha de bens

Paralelamente à ação do pelouro de Ação Social do município, o Grupo Sóciocaritativo da Unidade Pastoral de Conímbriga organiza, durante este fim de semana, uma recolha de bens para entregar à Loja Social do município.
“Da nossa terra para o vosso cabaz” é o nome da campanha que apela aos fiéis que entreguem na sua igreja ou capela produtos como “couves ou outras hortaliças, feijão, grão, batatas, cebolas, chuchus, abóbora, azeite ou fruta da época”. As entregas às famílias decorrem dias 20 e 21 deste mês.

 

Opinião: Estímulo aos sentidos

Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Nas ruas de Condeixa já se sente o frenesim de uma época muito especial que nos desperta para as emoções e sentimentos que mais importam à Humanidade. Uma época que nos desafia a recentrar a importância do outro nas nossas vidas, na certeza de que quanto mais profundas forem as nossas relações, melhor sociedade seremos.

Neste Natal de 2022 preparamos um ambiente e um programa de estímulo aos sentidos e às memórias de natais passados, com a tradicional iluminação natalícia, que sempre aquece o nosso espírito, ainda que este ano tenhamos reduzido as luzes e o período iluminado, contribuindo, sem apagar a magia natalícia, para minimizar a nossa pegada ecológica.

Entretanto, estamos em contagem decrescente para a grande “Manhã Mágica de Natal”, evento que acontece este domingo, dia 18 de dezembro, às 10h30, na praça central da vila, para alimentar a imaginação e fantasia dos mais novos. Haverá um showcooking de chocolate para pais e filhos, com o chef Flávio Silva, onde todos estão convidados a participar e provar o resultado.

O Pai Natal naturalmente que não vai perder a festa, que terá ainda uma parada de Natal, modelagem de balões, bolas de sabão gigante, duendes, algodão doce e pipocas, entre outras atrações.

Faço votos para que todos vivam o Natal em festa e união e que em 2023 possamos continuar juntos, por um mundo melhor e uma sociedade mais justa. Feliz Natal e um excelente Ano Novo de 2023!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.