Tradição e sustentabilidade no concelho de Góis

Spread the love

DR

Neste Natal, o município de Góis lançou uma campanha de oferta de pinheiros de Natal.
O executivo apela a que todos adquiram um pinheiro de Natal, como alternativa sustentável para as típicas decorações.
As árvores encontram-se disponíveis para recolha, pela comunidade, desde o dia 7 de dezembro, a qualquer hora do dia, no largo Francisco Inácio Dias Nogueira (antigo Largo do Pombal).
Os pinheiros são provenientes de desbastes, com o objetivo de abater as árvores em excesso, permitindo o bom desenvolvimento de novos e melhores exemplares. O objetivo passa também por ser uma ação de limpeza da floresta.
O município de Góis lançou ainda uma campanha para que a população realize as compras de Natal no comércio local da região.
A campanha “Neste Natal Faça as Suas Compras no Comércio Tradicional!”, sob o slogan “Comércio Tradicional, mais do que um negócio… um rosto, um Amigo!” pretende contribuir para a promoção e desenvolvimento da economia do tecido empresarial e do concelho.
O executivo municipal convida, de 18 de novembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023, a fazer as compras de Natal nas lojas aderentes, habilitando-se a ganhar prémios.
Os vencedores poderão ganhar uma bicicleta elétrica, um hoverboard e um cabaz 100 por cento Góis.

“O Quebra Nozes”

Integrado na programação Retratos de Natal, a Escola de Dança E-Motion apresenta o bailado “O Quebra Nozes”, com direção artística (adaptação e recriação) da professora Inês de Castro e interpretação dos alunos da Escola de Dança E-Motion.
O evento está marcado para dia 18, às 18H30, na Casa da Cultura de Góis.

Troca de brinquedos e livros

O município e a freguesia de Góis organizam um Mercadinho de Troca de Brinquedos e Livros para crianças e jovens no dia 18 de dezembro, entre as 10H00 e as 18H00.
A iniciativa pretende apelar a uma responsabilidade ambiental, convidando as pessoas a aplicar, neste Natal, o conceito dos R’s da sustentabilidade.

Concurso de doces

A autarquia organiza nesta época natalícia o primeiro concurso de Doces de Natal.
A concurso estão as categorias melhores filhós esticadas, sonhos, tronco de Natal, escangalhado, bolo-rei, broas de Natal e bolo rainha. A votação arrancou no dia passado dia 12 e estende-se até dia 26 de dezembro no facebook e na Câmara Municipal de Góis.
Os resultados finais do concurso vão ser divulgados até dia 9 de janeiro, sendo que o local e a hora da entrega dos prémios ainda estão por definir. O executivo camarário pretende sensibilizar a população para a importância dos produtos endógenos da região.

Oferta de livros

O programa de Natal tem também agendada visitas às creches e às escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo. Durante essas visitas vão ser entregues exemplares do livro “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Anderson, aos alunos do ensino pré-escola e 1.º ciclo e Gosto de Ti (Quase Sempre)”, de Anna Llenas, nas creches.

Mercadinho Sem Regras

O Largo Francisco Inácio Dias Nogueira recebe, entre 16 e 21 de dezembro, o Mercadinho Sem Regras.
Ao longo destes cinco dias vão ser dezenas os expositores presentes com os vários produtos da região.
O largo vai ser ponto central pois, além da tenda com a mostra de artesanato e produtos diversos, vai estar também aí a Casa do Pai Natal e o Carrossel dos Sonhos. A música, animação diversa e oficinas, assim como o tradicional madeiro de Natal, também não vão faltar à festa.
No dia 17 de dezembro, às 22H30, a autarquia apresenta o concerto Gospel Collective na tenda do Largo. O experiente grupo, dirigido pela maestrina Anastácia Carvalho e por Manuela Oliveira, tem cerca de 12 anos, mas é dirigido por elementos que estão ligados à música gospel há mais de 20 anos. O repertório começou por ser baseado no cancioneiro gospel afro norte-americano, espirituais negros e também new/urban gospel mas hoje também se versa sobre o afrogospel, ouvindo-se do coletivo canções em inglês, português ou swahili.

Opinião: Um concelho com “Retratos de Natal”

Rui Sampaio, presidente da Câmara Municipal de Góis

Aproxima-se o Natal, uma época que convida à pausa e reflexão. De Norte a Sul do país são muitas as propostas culturais associadas à riqueza das tradições, saberes e sabores de Natal. Góis, não é exceção!
Dezembro é o mês do Natal, da família, do amor, do calor do lar, do aconchego. Do renascimento da esperança num novo ano que se avizinha.
De recordar com saudade os que partiram. De partilhar presentes. De regressar à terra e aos nossos, aos costumes e às tradições de sempre. De provar as iguarias que nos preparam as mães e as avós. Neste contexto, Góis é por definição “Natal”.
O Município convida todos os visitantes e turistas à descoberta do território, através de uma programação diversificada que, por certo, complementará a experiência turística associada ao vasto património do concelho.
Das atividades de animação previstas na programação procura-se aproximar as crianças e jovens do património histórico, cultural e etnográfico do concelho, uma experiência que vai proporcionar o desenvolvimento de memórias acerca da identidade local, formas de vida e histórias do passado do povo serrano.
A todos quantos têm raízes no concelho, que a tradição do Madeiro, o Mercadinho “Natal no Largo”, a “Missa do Galo”, os concertos das filarmónicas locais ou até mesmo a iluminação decorativa, possam ser o ponto de encontro entre família e amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.