Exterior do Mercado Municipal de Condeixa com instalações renovadas

Posted by
Spread the love

Criar todas as condições para que possa abrir um restaurante no Mercado Municipal é um objetivo que o atual executivo de Condeixa-a-Nova quer cumprir até final do atual mandato autárquico.
Quem o diz é o presidente da câmara, Nuno Moita, que ontem inaugurou um espaço coberto para um total de 45 bancas amovíveis e com infraestrutura elétrica, com capacidade para albergar outros tantos produtores de hortícolas e frutícolas, mas também de queijo e mel.
Foi mais um passo no esforço de modernização do mercado que o município tem vindo a fazer, substituindo um antigo telheiro, para garantir que não se perde a “presença forte” ao nível de consumidores neste mercado tradicional.
A ideia de ter um espaço de restauração no mercado é inspirada naquilo que se faz em “alguns mercados em Lisboa, que têm restauração dentro do espaço dos mercados”, sublinhou o autarca.

Obras no valor de 230 mil euros
O investimento na estrutura ontem inaugurada – mas que já está em funcionamento há cerca de um mês – foi de cerca de 230 mil euros, comparticipada por 54 mil euros do Programa de Desenvolvimento Rural, através de uma candidatura da Associação Terras de Sicó ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Além da nova área coberta, a empreitada contemplou ainda a reabilitação da fachada do edifício e a colocação de nova sinalética e equipamentos com a imagem identitária dos “Mercados e Produtos Qualidade Sicó”: “Aqui são vendidos produtos biológicos, diretamente do produtor ao consumidor”.

Vendedoras satisfeitas mas queriam mais espaço
À reportagem do DIÁRIO AS BEIRAS, Alice Santos, de 64 anos, agricultora e vendedora no mercado há meio século, explicou que tem terras de cultivo no Paul, junto a Eira Pedrinha, que são terras muito férteis e de onde vêm grande parte dos produtos à venda.
Também vendedora na Feira dos 23, em Coimbra, reconhece que faz preços mais baratos no Mercado de Condeixa “porque o cliente não compra se for mais caro”.
Maria de Lurdes Trindade só vende neste mercado há dois anos e meio, apostando também em “preços em conta das batatas e cebolas”.
De acordo com a Câmara Municipal, a nova sinalética “respeita o branding e identidade visual” estabelecida pela Terras de Sicó para a rede de mercados e “contribui para o reforço da marca e o reconhecimento do território e dos seus produtos”.
“Temos de estar em constante modernização neste Mercado Municipal que é o centro nevrálgico da parte também comercial de Condeixa que nós queremos preservar, melhorar e modernizar”, concluiu Nuno Moita.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.