Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra promove artes plásticas “para ver e comprar”

Posted by
Spread the love

Obras de desenho, pintura e escultura concebidas por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), são o mote para um bazar “para ver e comprar”, que reúne 16 anos de atividade em artes plásticas da instituição.

Intitulado Bazar d’Sala, o bazar temporário de desenho, pintura e escultura da APCC abre ao público na próxima segunda-feira, pelas 10:00, nas instalações da APCC, na Quinta da Conraria, arredores de Coimbra, foi hoje anunciado.

“A iniciativa será também uma oportunidade singular para adquirir as peças expostas e possibilitar aos visitantes contactar com os criadores – utentes que frequentam as aulas do Departamento de Artes Plásticas – no momento da criação”, afirmou a APCC, numa nota enviada à agência Lusa.

O comunicado acrescenta que o Bazar d’Sala “representa um convite para desfrutar da arte, mas igualmente para refletir sobre a constante utilização de conceitos como ‘arte inclusiva’ ou ‘artista com deficiência’ e como eles podem ser agentes de estigma e contribuir, na prática, para a exclusão”.

“E para encarar a arte também como um instrumento de inclusão social, capaz de alterar normas e modelos e, dessa forma, contribuir para a evolução da Humanidade”, adiantou.

Segundo a nota, o Departamento de Artes Plásticas da APCC “opera no pressuposto de que a ação de quem trabalha no contexto da inclusão de pessoas com deficiência deve considerar que as condições orgânicas realmente geram incapacidades, mas não são essas que determinam o nível de funcionamento do individuo”.

“Utiliza a arte com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais”, sublinhou.

De acordo com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, parte das obras que farão parte da exposição “estão já disponíveis online” em www.instagram.com/artesplasticas_apcc, sendo que os eventuais interessados podem fazer a respetiva reserva enviando uma mensagem para suzete.azevedo@apc-coimbra.pt.

O Bazar d’Sala vai estar aberto entre segunda-feira e quinta-feira, dia 9, das 10:00 às 19:00, na sala multiúsos da Quinta da Conraria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.