Pneumologia dos CHUC há dois anos em contingência

Spread the love

“DB-J.A.T.”

O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) foi este ano assinalado em Coimbra, com a realização, no dia de ontem, de uma conferência e exposição comemorativa, subordinada ao tema “50 anos da Pneumologia em Coimbra: da Clínica à Ciência”.

Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Isabel Saraiva (presidente da RESPIRA-Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas), José Alves (presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão) e António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) participaram na sessão, seguida da presentação do livro “Em memória de António José de Amorim Robalo Cordeiro.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Carlos Robalo Cordeiro lembrou que viveu os 50 anos de história do Serviço de Pneumologia “antes de estar dentro dela”.

Recordou a fundação em 1971 “e todo o impulso que aconteceu a partir daí. Acompanhei de perto a evolução”, frisou.

“Foi um percurso histórico, construído por uma meia dúzia de pessoas, nem tanto, em tempos em que não havia as facilidades que há hoje e a rapidez da circulação do conhecimento”, salientou.

O diretor de serviço destacou “a produção de muita inovação”, que teve sempre como preocupação “alinhar a assistência, a formação à inovação e à investigação. Foi de facto um serviço estruturante na pneumologia nacional e até internacional”.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 18/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.