Opinião – Porta de entrada

Posted by
Spread the love

Concorda com a concessão da marina?

A nossa marina afigura-se como um equipamento diferenciador, que garante à nossa cidade mais uma porta de entrada para turistas, essencialmente internacionais. Quem conhece o funcionamento da nossa marina vislumbra que grande parte das embarcações presentes são de utilizadores de longa duração, havendo periodicamente visitas de pessoas exteriores à Figueira da Foz. Este fluxo externo é essencialmente notório no verão, onde os cidadãos franceses são claramente maioritários.
Posto isto acredito que a nossa marina deva ter duas finalidades bem distintas, se por um lado deverá garantir as melhores condições possíveis aos utilizadores anuais, também deverá estar vocacionada para o turista que decide atracar nas nossas águas. Até porque a Marina da Figueira da Foz ocupa um posicionamento estratégico para este tipo de atividades no seio do nosso território nacional, sendo a única infraestrutura do género do Porto até à Nazaré.
Apenas será possível alcançar estes desígnios com uma alocação de recursos estratégica para a Marina. A criação de um gabinete dedicado para a gestão e promoção da Marina na APFF, em parceria com câmara e a CIM, garantiria que a Marina não seria um produto acabado dentro de si mesma, mas sim a única porta de entrada internacional para turistas na nossa região. Procurando assim um ganho para a região e para a marina por consequência das estadias mais prolongadas.
É certo que a Marina já revela algumas marcas de desgaste e que as pragas de Jacintos não ajudam a manter o espaço. Por isso considero ser importante fazer um investimento significativo no espaço. Acredito que os valores necessários afastarão os privados do processo, assim a única solução que se afigura é o investimento público e a reformulação da forma como se olha para aquele património.
Deve-se acautelar que os resultados económicos poderão nem sempre se refletir nas contas da APFF, contudo, deveremos olhar para este investimento de uma forma mais ampla, olhando para aqueles que são os resultados das estadias numa região que tem muito para oferecer e muitos motivos para ficar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.