Opinião: Mensagem III – Auto-estima

Posted by
Spread the love

O que é a auto-estima? O amor de Cristo por todos nós. O amor por nós mesmos e pelo próximo. Isto é, não faças ao outro o que não queres que façam a ti próprio.
Não sejas ingrato para os outros e estejas à espera de gratidão para contigo. É equidade no procedimento e no comportamento. É honrar a palavra dada, não arranjar esquemas sinuosos para a prostituir. É o quereres para ti e negar para os outros. É não arranjar esquemas sinuosos para fugir à verdade, escamoteando-se a justiça. É estares altivo, mesmo pedinte (para não teres trabalho), de frente, olhos nos olhos com qualquer jovem adulto ou velho, de raça, religião ou continente que seja. É servir e não servir-se. É ser justo no procedimento, comportamento e até desespero. É exigir dos outros igual procedimento. Isto da família, aldeia, cidade, governante e governação, o que não está a acontecer.
Sem isto, não há Governo que mereça credibilidade. A hipocrisia é maldosa, com palavras de inocência traiçoeira… É isto que está a acontecer.
Os governantes abdicam da democracia. Atraiçoam-na. É a vergonha do que está a acontecer. Democracia é permitir e poder actuar em consonância com a nossa consciência. Ela sabe quais são. Os políticos não a querem conhecer.
Haja verdade, respeite-se a palavra e não haverá vírus invencível. O génio humano será o vencedor.
Como primeiro passo, alterem-se as regras da União Europeia sobre a investigação, para que o coronavírus passe a ser o ameaçado ao invés de o assustador.
O comportamento de cada um de nós deve sobrepor os deveres aos direitos.
Se assim fosse, em pouco tempo o vírus já estaria vencido. Desculpem o atrevimento, julgo ter o somatório dos conhecimentos para o defender. Talvez seja que apenas os possua, mas não me querem ouvir. Muito menos expô-los e discuti-los.
A mediocridade é não querer ouvir o desespero a aumentar e, desesperado, porque o americano não diz, o europeu não escuta e nem o português, nem Portugal, lhe dá ouvidos. Persiste e aumenta o desespero e há solução. Eu acredito que onde surge a doença se encontra a cura e creio ter conhecimentos para dizer que é possível.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.