Famílias e instituições que fizeram crescer árvores vão agora plantá-las

Spread the love

O Vale da Ursa, em Serpins, Lousã, e o Parque Verde da Zona Industrial de Vila Nova de Poiares são os locais escolhidos para ações de reflorestação no próximo sábado, 1 de fevereiro.
A primeira tem início às 9H30 e a segunda às 14H30. Trata-se da concretização do projeto-piloto “Semente para o futuro!” baseado na designada “maternidade de árvores autóctones”.
É um conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental, a decorrer desde 2018 e envolvendo 52 famílias e 28 empresas e associações, que se assumiram como “guardiães da natureza, mantendo à sua guarda uma espécie de “micro-maternidades de árvores autóctones” como sobreiros, castanheiros, carvalhos e freixos.

Iniciativa da Dueceira
A iniciativa deste fim de semana é levada a cabo pela Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (Dueceira), em parceria com as quatro câmaras municipais deste território (Lousã, Poiares, Miranda do Corvo e Penela), com as associações Activar, ADSCCL e Lousitânea.
De acordo com a Dueceira, “trata-se de um projeto experimental, que perspetiva resolver uma pequena parte do problema crescente de inexistência, a curto prazo, de árvores para reflorestar, nomeadamente as extensas áreas ardidas”. Acrescenta ainda que é “uma ação de educação para a cidadania das famílias e de responsabilidade social das empresas e entidades”.

Transformação
das sementes em árvores
O enfoque principal é na sensibilização ambiental da sociedade civil, que se concretiza em três ações: recolha de sementes, criação de micro-maternidades de árvores autóctones e reflorestação, a título demonstrativo, de áreas do território.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.