Coimbra e Montemor-o-Velho constroem nova ponte entre Arzila e Pereira

Posted by
Spread the love

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

As câmaras de Coimbra e de Montemor-o-Velho consignaram hoje a construção da nova Ponte do Paço, no Paul de Arzila, para “aumentar a segurança” na ligação entre os dois municípios, atualmente assegurada por uma estreita travessia.

Integrada na antiga Estrada Nacional 341 – ligação entre Coimbra e Figueira da Foz, pela margem sul do Mondego –, a nova ponte, “vai aumentar a segurança rodoviária e pedonal” dos milhares de pessoas que, diariamente, atravessam a Vala Real do Paul de Arzila (vulgarmente conhecida por Vala do Paul), sublinhou o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

A nova estrutura, para “resolver o problema de estrangulamento de trânsito” e de segurança de quem a atravessa a pé – resultante das características da velha ponte, que apenas permite a circulação alternada de veículos e não possui passeios pedonais – terá a extensão de 212 metros, duas vias para automóveis e passeios para peões.

Envolvendo um investimento de cerca de 400 mil euros, suportados, em partes iguais, pelos municípios de Coimbra e de Montemor-o-Velho, a nova travessia deverá ficar concluída dentro de um ano.

Mas, “se ficar pronta antes”, o seu pagamento também será antecipado, assegurou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, num apelo à empresa responsável pelo empreendimento para “tentar que a obra” entre em funcionamento antes da data prevista.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.