BE Coimbra quer localização da maternidade no Hospital dos Covões “seriamente encarada”

Posted by
Spread the love

DB-Luís Carregã

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Coimbra exigiu hoje que a localização da nova maternidade da cidade, no perímetro do Hospital dos Covões, seja “seriamente encarada” pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a estrutura distrital de Coimbra do BE também quer que “sejam desenvolvidos e tornados públicos os estudos necessários para que esta infraestrutura, com larga história no campo da saúde pública, com bons equipamentos e com ótimas condições de espaço circundante, seja enriquecida com tudo o que se entende necessário para que aí sejam propiciadas às mulheres e aos/às recém-nascidos/as de Coimbra e da região as melhores condições de atendimento”.

O Governo recebeu uma proposta para que a nova maternidade de Coimbra se localize no perímetro dos Hospitais da Universidade, afirmou na sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, salientando que todos os estudos técnicos apontam para essa solução.

Hoje, a Comissão Coordenadora Distrital do BE pronunciou-se sobre o assunto, considerando que “encarar as questões da saúde pública de Coimbra e da sua região como um assunto a ser decidido somente pelo Conselho de Administração dos CHUC é um grave atentado à democracia e à cidadania”.

“A construção de uma infraestrutura tão importante como uma nova maternidade, que servirá uma larga região com mais de dois milhões de habitantes, não é um tema do foro exclusivo médico ou hospitalar, muito menos desta administração”, defende.

O BE entende que a decisão “interfere obrigatoriamente com o urbanismo, com a mobilidade e com inúmeras outras infraestruturas, cujo planeamento e execução competem aos órgãos de poder local de Coimbra e dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e em que a participação das populações não pode ser dispensada”.

Para o partido, “é mais um passo – um enorme passo – para a desqualificação do Hospital dos Covões, em favor da lógica de hiperconcentração de serviços e valências no Polo de Celas”.

“Em alternativa, o BE tem defendido uma revalorização do Hospital dos Covões enquanto unidade altamente diferenciada na prestação de cuidados de saúde, no quadro de uma desconcentração planeada de serviços hospitalares para servir as populações de Coimbra e da sua região”, remata.

O CHUC anunciou que está em revisão o programa funcional do novo edifício da maternidade, considerando que o resultado é “decisivo” para ser tomada uma decisão final.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.