Urgências do CHUC vão hoje bater recorde do ano

Posted by
Spread the love

O dia de hoje promete bater recordes na afluência às urgências hospitalares, em Coimbra. Isso mesmo aconteceu, já, há uma semana, após o fim de semana prolongado. Desta vez, porém, o frio “apertou” e a atividade gripal está a aumentar.

Nos serviços de urgência do CHUC, este início de mês traduz um aumento generalizado de afluxo de doentes. Os dados disponibilizados pelo gabinete de imprensa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – e que podem também ser consultados, online, através do Portal do SNS – apontam para um “crescimento” da ordem dos 18,8 por cento, no período compreendido entre 28 de novembro e 6 de dezembro, face a 2015.

No entanto, ainda de acordo com a mesma fonte, os “picos” de afluência aconteceram na sexta-feira, dia 2 de dezembro, e sobretudo na segunda-feira, 5 de dezembro. Nestes dois dias, os aumentos “subiram” para os 21 por cento, face ao período homólogo do ano passado.

Há dias, recorde-se, o JN tinha, justamente, noticiado que a segunda-feira é o dia com maior procura de urgências, citando dados de Monitorização Diária dos Serviços de Urgência que a tutela divulga, desde o início de novembro.

O CHUC tem cinco serviços de urgência (HUC, Covões, Pediátrico e as duas maternidades), mas só disponibiliza números dos três primeiros. À noite e aos fins de semana, não há atendimento urgente nos Covões.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.