Criança de 14 anos recebe primeiro fígado após reabertura do serviço de transplante hepático

Posted by

Foto Luís Carregã

O primeiro transplante hepático pediátrico realizado desde a reabertura deste serviço em Coimbra foi realizado na madrugada de hoje a uma criança de 14 anos com doença de Wilson, segundo o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Inicialmente a fonte do Ministério havia dito que a doente tinha 16 anos, mas o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra corrigiu agora a informação, indicando que a rapatiga tem 14 anos e que a cirurgia durou mais de 12 horas.

A equipa liderada por Emanuel Furtado, coordenador do programa de transplantes hepáticos pediátricos em Portugal, começou a cirurgia à 01H00 e deu-a por concluída cerca das 13H30, adiantou à Lusa fonte do gabinete de comunicação e informação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O transplante foi realizado com a “técnica de redução do fígado”, no bloco operatório dos Hospitais da Universidade de Coimbra/CHUC, onde a rapariga “permanecerá algumas horas”, antes de ser transferida para o Hospital Pediátrico/CHUC, onde deverá ficar cerca de uma semana nos cuidados intensivos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.