Liga dos Amigos dos Covões pede ao ministro a revogação do CHUC

Posted by
Spread the love

Foto Luís Carregã

A Liga dos Amigos do Hospital dos Covões (LAHC) apelou ao novo ministro da Saúde que revogue a criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Em carta enviada a Paulo Macedo, a LAHC, presidida pelo cardiologista Armando Gonsalves, pede ao Governo que revogue o DL 30/2011 no que respeita à fusão dos dois hospitais centrais de Coimbra – Hospitais da Universidade de Coimbra e Centro Hospitalar de Coimbra – e crie uma alternativa ao CHUC, que “respeite as especificidades dos dois hospitais centrais e das suas urgências polivalentes”.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Armando Gonsalves explica o apelo ao ministro Paulo Macedo – que, de resto, a LACH já fizera chegar ao anterior Governo – sublinhando que a fusão dos dois hospitais centrais de Coimbra “contraria as normas nacionais e internacionais relativas à população que cada urgência polivalente deve garantir em assistência médica”. Isto porque, a concretizar-se, “o CHUC terá cerca de 2.400 camas e dará assistência a 2,5 milhões de utentes”, destaca o cardiologista.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.