Opinião – Poucas mas boas notícias

Posted by
Spread the love

parceria beiras cision novo

No mês de Junho, número de referências feitas ao Centro de Portugal como destino turístico nos meios de comunicação social internacionais monitorizados pela Cision voltou a cair. Depois dos sinais positivos de Maio, a quantidade de artigos baixou drasticamente para apenas 46, o valor mais baixo do ano. Mas nem tudo são más notícias. Com 10 menções, Coimbra voltou a estar em destaque, tendo apenas sido superada por Óbidos ( 13 ). Uma das histórias mais curiosas foi publicada no Reino Unido. O The Guardian, considerado por muitos o melhor jornal do mundo, apontou o Portugal dos Pequenitos como uma das atrações mais excêntricas da Europa. “O Portugal dos Pequenitos reúne miniaturas dos monumentos mais famosos do país, assim como exemplos das casas tradicionais de cada região. Veja o Brasil, Macau, a África lusófona, Timor-Leste e mesmo a Índia em menos de meia hora”, descreve o periódico britânico.
O fenómeno Covão dos Conchos
O mais antigo parque temático do país não foi o único em evidência. Meses depois de um vídeo com imagens capturadas por um drone se ter tornado viral nas redes sociais, o Covão dos Conchos continua a ser falado nos meios de comunicação social internacionais monitorizados pela Cision. Foi o caso do tabloide britânico Daily Mail, um dos jornais mais populares em terras de sua majestade, que publicou um artigo onde descreve túnel que recolhe as águas da Ribeira das Naves e as encaminha para a Lagoa Comprida como “impressionante”, “mágico”, “de outro mundo”. O “buraco” na albufeira que fica na Serra da Estrela também foi notícia este mês no Brasil e nos Estados Unidos.
Passadiços do Paiva
Outra obra portuguesa que soma elogios lá fora são os Passadiços do Paiva. Em Espanha, o El Viajero, suplemento dedicado a viagens do importante El País, intitula-o “a nova estrela da caminhada”. “Não se sabe o que é mais impressionante, a garganta que o rio foi abrindo durante milhões de anos ou a vista aérea da serpenteante escada de madeira de que se lembrou a Câmara de Arouca e que colocou a região no mapa da caminhada”, prossegue o texto, concluindo que o sucesso da obra foi “imediato”. Em França, a revista Grands Reportages realça que os Passadiços do Paiva “integram-se com a paisagem, tornam espaços selvagens acessíveis e ajudam a preservar a biodiversidade”. “Com um preço de entrada imbatível de um euro, não há que hesitar”, remata a publicação gaulesa.
Análise elaborada com base nas notícias recolhidas pelo serviço de monitorização de media da Cision, no período compreendido entre os dias 1 e 30 de Junho de 2016, na Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Itália e Reino Unido. Esta pesquisa engloba mais de 58.351 meios de informação online e 53.654 em meios impressos. A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.