Opinião – Coimbra 2015. Um exemplo que vem do Norte (1)

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. Uma noite de revelação, encantamento e exemplo

Foi na semana passada. Numa cidade costeira no Norte do País. Uma noite fria mas que acabou numa noite de revelação, encantamento e exemplo. Um convite de um casal amigo que aceitei de imediato quando me disseram que o protagonista era um antigo estudante de Coimbra!
O Diana Bar estava repleto. Varias centenas de pessoas para assistir ao lançamento do Livro, da autoria do seu ex-Presidente da Câmara durante 20 anos ( 1993-2013 ), que relata o que foi feito durante essas duas décadas que transformaram por completo a cidade. As pessoas estavam ali gratas e satisfeitas para lhe testemunhar aquilo que aquele Presidente da Câmara fez por elas e pela sua qualidade de vida!

2. Um longo trabalho, só possível com a ajuda de todos

Licenciado em Medicina, tinha uma posição de prestígio no Hospital de Santo António e no de V N de Famalicão. Independente e pouco amante da politica, foi motivado e impulsionado para fazer um mandato de 4 anos à frente da Câmara do seu Concelho.
Idealista, defensor de causas, rigoroso, sério e trabalhador aceitou o desafio, desejoso de colocar as suas ideias ao serviço da cidade. Transforma-la naquilo que fosse possível nesse curto espaço de tempo.
“A Cidade estava cheia de cicatrizes, por motivo de uma falta de visão política muito grande! Uma falta muito grande de espaços verdes, uma invasão enorme de especulação imobiliária”
“Uma grande preocupação e desgosto da população pela degradação, dos espaços que frequentavam, pelas ruas e casas onde viviam”
“ Tínhamos um longo trabalho pela frente. Chegámos rapidamente à conclusão que não o conseguiríamos levar a cabo se não fosse com a ajuda de todas as forças partidárias e da população!”

3. Equipes independentes do seu posicionamento politico

Foram definidas quatro terapias que constituíram linhas de orientação prioritária:
-A recuperação da identidade da cidade e a sua reconciliação com a auto-estima da população e o seu sentido colectivo;
-A humanização da cidade com a indispensável reabilitação urbana;
-a concepção de um Concelho como um todo;
-A prática de políticas sociais activas para a dinamização das diferenças sociais.
Partiram do princípio que nada se poderia construir sem tempo! E que para ganhar tempo iríam pelo Mundo á procura de cidades com problemas semelhantes que fossem mais adiantadas na sua resolução!
Viajaram por cidades, nomeadamente no Brasil, que estavam a resolver bem os seus problemas. Estabeleceram laços de amizade e cooperação. Trabalharam em conjunto!
A pouco e pouco construíram um projecto integrado. Começaram com pequenas intervenções na cidade. Preparando as bases para as intervenções de maior significado!
Formaram equipes procurando transpor as fronteiras limitadas da política para as mais alargadas da cidadania, independentemente do seu posicionamento politico, colocando as suas capacidades ao serviço da cidade! A população começou a acreditar! A confiança estava ganha! O trabalho e a sorte fizeram o resto!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.