Opinião: Coimbra. Ensino Superior e desenvolvimento da região

Posted by
Spread the love

Hélder Rodrigues

1. O que os portugueses desejam do Ensino Superior de Coimbra

Os muitos portugueses que ouvi, consideram que o Ensino superior de Coimbra (com a Universidade à frente) deve, para alem daquilo que faz muito bem (A Saúde é, por exemplo, uma das áreas de prestigio inquestionavel), virar-se decisivamente para a resolução dos problemas que afectam a sociedade portuguesa actual.

Enunciado aparentemente simples e obvio, implica todavia, um redobrado esforço do ensino superior na sua abertura ao exterior, na sua capacidade de aprender e dialogar com o Mundo empresarial, com os poderes públicos, com a sociedade em geral. E apontam algumas áreas prioritárias de actuação.

A que me despertou logo o maior interesse, foi a do desenvolvimento regional: – Sendo o Ensino Superior de Coimbra o coração de uma cidade, e de uma região (com um enorme potencial por desenvolver), deverá assumir-se (antes que outros o façam) como factor chave no seu desenvolvimento estratégico.

2. Exemplos notáveis, vindos de fora, que convém reflectir

Uma resposta cabal a esta questão, foi-me dada em Braga por um antigo estudante de Coimbra proeminente na universidade local. “A Universidade a que estou agora ligado não se limita a dar aulas e a fazer investigação! Assume que uma missão fundamental que lhe cabe, é a sua participação activa no desenvolvimento da Região onde se insere.

Prepara o Plano Estratégico da Região, sob o ponto de vista de conhecimentos e capacidades, incluindo os projectos que pode liderar, desenvolver ou colaborar. Dialoga com a sociedade civil, a começar pelas Câmaras e Empresários da Região. Em conjunto transformam os projectos em realidades económicas. Tem sido um sucesso!”

O mesmo se pode dizer da nossa jovem Universidade de Aveiro e do IP de Leiria com pólos fora das suas cidades. No caso do IPL em Peniche e Alcobaça, com forte participação na Indústria (de vidro e moldes) e nas empresas da Região (D Diniz Business School). São dois exemplos magníficos, a quem mandamos daqui um forte abraço de apoio e incentivo

3. O Ensino Superior de Coimbra e o desenvolvimento da Região

É urgente para a região que o Ensino Superior de Coimbra; desde o ISCAC ao ESTGOH, desde o ESTeSC e ao ISEC, desde o ESAC ao Vasco da Gama, desde o EHTC ao Miguel Torga, desde a ARCA ao Conservatório de Musica estabeleçam planos estratégicos de actividade para o desenvolvimento regional, de forma individual ou concertada, nas áreas de actividade onde são peritos; da gestão de negócios e empresas ás tecnologias de informação, da exportação à internacionalização, da arquitectura e engenharia à regeneração do tecido urbano, da agricultura à veterinária, dos recursos naturais ao ambiente , da hotelaria e gastronomia ao turismo, da cultura às artes, as humanidades à acção social e ao voluntariado.

Existem vantagens competitivas que devem ser consideradas; a maioria dos autarcas e empresários da Região são licenciados em Coimbra. Constatei o seu desejo e abertura para serem contactados, informados e envolvidos. Encontram-se ao mesmo tempo surpreendidos, por jà terem sido abordados por diversos Estabelecimentos superiores de outras regiões e ainda não o terem sido por muitos dos estabelecimentos superiores de Coimbra. Seriam recebidos de braços abertos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.