Câmara de Leiria adjudica concessão do parque de campismo da praia do Pedrógão

Posted by
Spread the love
FOTO RUI CORDEIRO

FOTO RUI CORDEIRO

A Câmara de Leiria adjudicou hoje a concessão do parque de campismo da praia do Pedrógão, por dois anos, pelo valor de 86 mil euros, mas o município vai monitorizar o funcionamento do espaço neste período.

Na reunião do executivo municipal, o presidente da autarquia, Raul Castro, considerou o valor da adjudicação “interessante”, superior ao preço base do concurso, de cerca de 60 mil euros.

“Passamos a ter um resultado líquido muito superior àquilo que havia antes”, afirmou Raul Castro, adiantando que o valor alcançado no concurso público “só vem provar a boa decisão da câmara”.

Os vereadores do PSD abstiveram-se na deliberação, com Álvaro Madureira a criticar a opção do município e alegando existir “muitas freguesias que gerem e muito bem os seus parques de campismo”.

“Estamos cá para gerir o que é nosso”, declarou o social-democrata.

Raul Castro respondeu que a Junta de Freguesia do Coimbrão não manifestou intenção de gerir o parque de campismo, salientando que na gestão autárquica pesa “uma coisa invisível chamada burocracia” que, para os privados, está facilitada para a tomada de decisões céleres.

A exploração do parque de campismo foi adjudicada à empresa “Horizonte Itinerante – Unipessoal, Lda.”, a proposta de mais alto valor apresentada a concurso público.

Em novembro, a câmara aprovou, com os votos contra da oposição, a abertura do concurso público para a concessão da exploração do parque de campismo do Pedrógão, a única praia do concelho.

Então, o presidente do município justificou a decisão com a necessidade de “haver outro tipo de gestão” de “alguém que domine o setor e tire o máximo de rentabilidade”, com ligação, por exemplo, à rede europeia de caravanismo.

“Queremos ter mais gente no parque de campismo e não apenas no verão”, disse Raul Castro, referindo que, numa época destas, a autarquia “não pode estar a suportar prejuízos”, mas pode, com esta decisão, encaixar receita.

Numa declaração de voto apresentada na ocasião, os vereadores do PSD sustentaram que o parque de campismo na praia do Pedrógão é único no concelho e “foi alvo de constantes restauros”.

“Os investimentos efetuados entre 2006 e 2010 foram de 1,1 milhões de euros”, afirmou o vereador Álvaro Madureira, salientando que se trata de “um parque de três estrelas com capacidade para 3.500 pessoas” e “possui uma área de 7,2 hectares, com infraestruturas para instalação de material de campismo, caravanas e autocaravanas”, além de outros serviços.

Na declaração, os vereadores do PSD sustentam que “não se justifica a concessão da exploração” do parque “após o investimento realizado nestes últimos anos”, considerando que a opção do executivo socialista denota “um desinvestimento na única praia do concelho de Leiria”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.