Filmes portugueses abrem festival AVANCA 2012 em Estarreja

Posted by
Spread the love

Os filmes portugueses “15 bilhões de fatias de Deus”, “Terram – Terra e Mar” e “X e Y” foram escolhidos para abrir na quarta-feira o festival internacional de cinema AVANCA 2012, que decorre até domingo, no concelho de Estarreja.

Ao longo dos próximos cinco dias, serão apresentados 51 filmes inéditos em Portugal, incluindo 20 em estreia mundial.

As obras em exibição foram selecionadas entre 2402 candidaturas oriundas de 69 países – um número recorde de inscrições -, entre filmes de longa e curta-metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário.

A abertura oficial do festival, que vai na 16.ª edição, acontece quarta-feira, 25 de julho, às 22H00, com uma cerimónia no auditório paroquial de Avanca, que inclui a entrega dos prémios aos autores dos filmes premiados na edição de 2011, seguindo-se a primeira sessão competitiva.

Nesta sessão, serão exibidos os filmes “15 bilhões de fatias de Deus”, de Cláudio Jordão, “Terram – Terra e Mar”, de Carlos Silva e António Osório, e “X e Y”, de João Costa, que fazem aqui a sua estreia mundial.

A abertura do festival é ainda marcada pela exibição do filme “Hisab”, de Ezra Wube, que foi produzido entre a Etiópia e os Estados Unidos da América.

A programação do festival AVANCA 2012 está distribuída por dois espaços principais: O auditório paroquial local, onde decorre a competição internacional de cinema e a competição Avanca, destinada à produção cinematográfica da região, e o Multimeios Egas Moniz, que exibirá os filmes selecionados para a competição de Televisão e Vídeo e um panorama do cinema nacional.

O programa do festival inclui ainda cinco “workshops” sob diversas temáticas, onde os participantes vão poder produzir pequenos filmes.

O destaque vai para um “workshop” promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, dirigido especialmente a cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais, no qual serão produzidos pequenos filmes de suporte para serem utilizados na cerimónia de entrega dos prémios Sophia, os prémios portugueses de cinema.

Este “workshop” terá como orientadores o produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a atriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o diretor de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira.

Em paralelo ao festival, decorrerá a Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, que vai reunir cerca de duas centenas de investigadores e docentes universitários de instituições de vinte e dois países para apresentarem 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.

A melhor comunicação será distinguida com o “Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”, que procura estimular a investigação nas áreas abrangidas pela conferência.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.