Níveis de poeira na atmosfera ultrapassam limite aconselhável para a saúde em Portugal

Spread the love

O nível de poeira na atmosfera em Portugal ultrapassa desde sábado passado o limite aconselhável para a saúde devido a um fenómeno climático arrastado do norte de África, mas o Governo não lançou nenhum alerta, alertou hoje um investigador.

O aviso foi avançado à Lusa pelo coordenador da área do ar do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), Francisco Ferreira, que refere que o fenómeno deverá durar até ao próximo sábado.

“As estações de monitorização da qualidade do ar de todo o país revelam valores que estão a exceder os limites fixados pela legislação, não devido apenas à poluição relacionada com as atividades humanas, mas sem dúvida, resultado deste fenómeno, que já dura há uns dias”.

Um fenómeno que é comum em ilhas como a Madeira, Cabo Verde e Canárias, mas mais invulgar em locais mais a norte.

“Em determinadas épocas do ano, há tempestades de areia que levam a que muitas poeiras sejam arrastadas pelo vento desde o Norte de África – estamos a falar principalmente dos desertos do Saara e do Sahel – até vários locais da Europa, mas principalmente à Península Ibérica”, explicou Francisco Ferreira.

“Em determinadas circunstâncias, estas poeiras podem ser arrastadas para bem mais longe e foi isso que aconteceu”, disse, adiantando que “os ventos trouxeram estas partículas do Norte de África e, [no sábado, isso] coincidiu com alguma chuva”, tendo-se feito notar pela sujidade e pó que deixou sobretudo nos automóveis.

“Não é normal a um sábado e a um domingo, em que há muito menos tráfego rodoviário, existir uma ultrapassagem do valor limite diário de partículas em estações de monitorização de Norte a Sul” do país, notou Francisco Ferreira.

O valor limite é de 50 microgramas por metro cúbico (m3), sendo que os valores atuais em toda a rede chegam, segundo o especialista, a ultrapassar os 70 microgramas/m3.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.