Exposição da Universidade de Aveiro vai ensinar jovens a poupar e gerir a mesada

Spread the love

Mais de quatro mil alunos do básico e secundário visitaram já a exposição itinerante de literacia financeiraEducação+Financeira“, que, através de jogos interativos, os ajuda a ter noções de poupança e de gestão da “mesada“.

Os dados foram divulgados pela Universidade de Aveiro, que criou a exposição através do Projeto Matemática Ensino (PmatE), com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

A “Educação+Financeira” foi lançada em setembro, em Lisboa, e já percorreu cinco cidades de cinco distritos diferentes, sendo retomada em 2012, na cidade de Espinho.

Idealizada para “contribuir para a formação de consumidores mais informados, mais conscientes da realidade financeira e mais preparados para enfrentar as dificuldades e desafios do quotidiano” a mostra ajuda os consumidores em geral, especialmente os mais jovens, na aquisição dos conhecimentos e das competências essenciais a “um desempenho mais consciente, esclarecido e responsável, na hora de tomar decisões de índole financeira”.

A exposição interativa é composta por três módulos com jogos de computador e conteúdos adaptados aos diferentes níveis de ensino (do primeiro ciclo do ensino básico até ao ensino secundário) para estimular a curiosidade dos mais novos e familiarizá-los com os conceitos financeiros básicos e com as questões financeiras que a todos se colocam no dia a dia.

A exposição é acompanhada de conferências, colóquios e mesas redondas sobre temas financeiros e vai voltar à estrada nos primeiros dias de 2012, retomando o périplo pelo país em Espinho, onde poderá ser visitada, no Centro Multimeios, nos dias 3, 4 e 5 de janeiro.

O Projeto Matemática Ensino (PmatE) é um projeto da Universidade de Aveiro vocacionado para a comunicação e divulgação da Ciência.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.