Região Centro envolvida em 34 projectos transfronteiriços nos próximos três anos

Spread the love

A região Centro está envolvida em 34 projetos de cooperação transfronteiriça com as regiões espanholas de Castilla y León e Extremadura, que nos próximos três anos envolverão um apoio comunitário de 5,6 milhões de euros.

De acordo com uma nota divulgada esta segunda-feira (18) pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que este ano preside à Comunidade de Trabalho Região Centro-Castilla y León, os projetos aprovados enquadram-se no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP 2007-2013).

Contemplam 61 participações de entidades da Região Centro, de setores diversificados, onde figuram câmaras municipais, associações de municípios, empresas municipais, centros tecnológicos, universidades e institutos politécnicos, associações empresariais e vários organismos da Administração Central, acrescenta.

Dos 34 projetos aprovados 20 correspondem a projetos de cooperação Centro-Castilla y León e 14 a projetos de cooperação Alentejo-Centro-Extremadura.

“Vêm criar as condições de base para dar uma nova dinâmica às Comunidades de Trabalho que a CCDRC constituiu com as regiões vizinhas de Castilla y León e Alentejo e Extremadura (EUROACE), através das respetivas Comissões Sectoriais, que podem agora executar as actividades que programaram”, sublinha a CCDRC.

Com Castilla y León destacam-se os projetos de cooperação entre os portos de Aveiro e Figueira da Foz e as plataformas logísticas daquelas duas regiões, bem como a criação de uma rede entre as cidades de Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu e Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca, Valladolid, Burgos e Miranda del Ebro:

Inclui-se ainda a cooperação entre as três Universidades da Região Centro (Aveiro, Coimbra e Beira Interior) e as Universidades de Castilla y León, envolvendo ainda o Conselho Empresarial do Centro, para valorizar a capacidade de criação de conhecimento e a transferência de tecnologia.

A cooperação entre o Turismo do Centro de Portugal, o Turismo Serra da Estrela e a Direcção Geral de Turismo de Castilla y León, para a criação de novos produtos turísticos conjuntos, nomeadamente ao nível eno-gastronomia, é outro dos projetos aprovados.

No caso da Euroregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), dos 14 projetos aprovados, destacam-se a cooperação no âmbito do território do Tejo Internacional, envolvendo entidades das três regiões, como as câmaras municipais da Beira Interior Sul, o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, ou a Naturtejo, e a criação de uma rede de inovação de desenvolvimento tecnológico.

Pretende-se, com a Rede de Investigação Transfronteiriça Extremadura-Centro-Alentejo, promover a aproximação entre instituições das três regiões para fomentar a participação dos centros tecnológicos e das universidades em projetos comuns de grande dimensão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.