Novo Pediátrico é inaugurado dia 26

Posted by
Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

O novo Hospital Pediátrico de Coimbra é inaugurado na próxima quarta-feira, dia 26, e começará a funcionar na segunda-feira seguinte, depois de concluído o processo de transferência de serviços e doentes. Ao que foi possível apurar, na cerimónia de inauguração estará a ministra da Saúde, Ana Jorge, e espera-se também a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, que ainda não está confirmada, devido a dificuldades de agenda.

O Hospital Pediátrico, uma das unidades do Centro Hospitalar de Coimbra, inicia a mudança para as novas instalações no dia 28 de janeiro, recebendo os primeiros utentes a 29, estando prevista a conclusão deste processo no dia 31, segunda-feira, data a partir da qual estará funcionalmente pronto a prestar serviços de saúde a crianças e jovens até aos dezoito anos. Contudo, o cronograma da mudança deverá iniciar-se na próxima segunda-feira, incluindo um conjunto de procedimentos hospitalares que têm como objetivo preparar a mudança que acontece entre 28 e 30, e que inclui equipamentos mais sensíveis e doentes, para que esta corra de forma tranquila.

A construção do novo Hospital Pediátrico de Coimbra ficou marcada por vários atrasos na fase de construção do edifício, por terem sido encontradas linhas de água no subsolo. O edifício, que abre mais de três anos depois do previsto, inclui 163 camas e custou cerca de 92 milhões de euros – embora tenha sido adjudicado por 45 milhões –, somando a construção e equipamentos.

O edifício do antigo pediátrico, em funcionamento desde 1977, poderá receber o centro de saúde e as unidades de saúde familiares de Celas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.