Francisco Lopes com o reitor pelo ensino superior

Posted by
Spread the love

Foto Luís Carregã

Depois de ter recebido Manuel Alegre e antes de receber Cavaco Silva, no âmbito da campanha eleitoral para as presidenciais, o reitor da Universidade de CoimbraSeabra Santos, esteve ontem de manhã à conversa, durante uma hora, com o candidato Francisco Lopes.

Ouviu o candidato apoiado pelo PCP/PEV criticar aquilo que disse ser o “estrangulamento financeiro e subfinanciamento” do ensino superior, o que “leva a um encarecimento dos custos do ensino” para os estudantes e dificuldades em “fixar um corpo de docentes e investigadores”.

À saída, o reitor não prestou declarações, mas o candidato presidencial fez questão de sublinhar que a política do Governo para o ensino superior conduz a “um caminho contrário à Constituição”, pelo que cabe ao presidente da República que vier a ser eleito “fazer cumprir os princípios da Constituição que não estão a ser aplicados”.

O mandatário distrital da candidatura, Avelãs Nunes, docente da Faculdade de Direito, constatou que a “universidade tem sido muito mal tratada”, acrescentando que os jovens, mesmo os licenciados, “não podem estar acomodados ao destino de serem a geração dos 500 euros”.

No encontro com a Associação Académica de Coimbra, Francisco Lopes denunciou o “aumento brutal do custo do ensino” através do pagamento das propinas, e os cortes nas bolsas.

“É preciso uma perspetiva de desenvolvimento que integre todos os jovens que são formados nas universidades do nosso país, dando-lhes alternativa de emprego e evitando esta sangria de um novo ciclo de imigração”, defendeu o candidato.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.