Primeiro lanço do IP2 entre Celorico da Beira e Trancoso abre segunda-feira

Spread the love

O primeiro lanço do Itinerário Principal 2 (IP2) entre Celorico da Beira e Chafariz do Vento, Trancoso, num total de 29 quilómetros, abre ao trânsito na segunda-feira, dia 20, disse hoje (18) à Lusa o governador civil da Guarda.

Segundo o representante do Governo no distrito da Guarda, Santinho Pacheco, estava prevista a presença do primeiro-ministro José Sócrates, mas devido a um acidente com um trator agrícola, ocorrido ontem (18) em Cótimos, Trancoso, que vitimou duas mulheres, a cerimónia ficou sem efeito.

“Face ao lamentável acidente, de que resultaram duas vítimas mortais e cujos funerais deverão ocorrer precisamente nesse dia, por respeito com a comunidade municipal de Trancoso, nesta hora de luto, a cerimónia oficial de inauguração daquela via fica adiada para data a anunciar oportunamente”, indicou o responsável.

Santinho Pacheco disse que “o Governo decidiu manter a abertura da autoestrada para Trancoso mas a inauguração oficial será feita em data oportuna, com a presença do senhor primeiro-ministro ou do ministro das Obras Públicas”.

O troço do IP2, em perfil de autoestrada, entre a autoestrada A25 na zona de Celorico da Beira e o concelho de Trancoso é considerada uma via “extremamente importante para todo o Norte do distrito da Guarda, tal como o IP2 em todo o seu conjunto, referiu.

“É um momento muito importante para todo o Norte do distrito da Guarda” e “para a ligação da Guarda para o Norte, fazendo com que a Guarda se assuma cada vez mais como uma grande centralidade no centro interior de Portugal”, declarou o governador civil.

O lanço do IP2 entre Celorico da Beira e Trancoso está integrado na concessão rodoviária do Douro Interior, que representa um investimento global de 862 milhões de euros.

A obra também inclui a conceção, construção e exploração dos lanços do IP2 entre Trancoso e Valebenfeito (Bragança) e do IC (Itinerário Complementar) 5 entre Pópulo (IP4) e Miranda do Douro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.