Trancoso lança cinco rotas e circuitos culturais para dinamizar o turismo

Posted by

Trancoso

A Câmara Municipal de Trancoso anunciou hoje o lançamento de cinco rotas e circuitos culturais com o objetivo de aumentar a oferta turística do concelho e de melhorar a informação disponibilizada aos visitantes.

“É a ação mais relevante realizada na última década, em termos de promoção e de divulgação, porque todos os monumentos passam a estar sinalizados”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia de Trancoso, Amílcar Salvador.

Segundo o autarca, o projeto, integrado no programa das Aldeias Históricas de Portugal, envolveu a criação de cinco circuitos culturais, sendo quatro na cidade e um que faz a ligação entre Trancoso e a aldeia de Moreira de Rei.

O primeiro circuito, denominado “Perímetro Amuralhado”, envolve todos os monumentos situados no interior das muralhas de Trancoso.

O segundo, com a designação de “Campo da Feira”, abrange a zona onde estão situadas as capelas de São Bartolomeu, Santa Eufémia e o antigo Convento dos Frades.

“Campo Militar da Batalha de Trancoso” é a denominação do terceiro roteiro que, segundo o autarca, “faz a ligação desde a cidade até ao Planalto de São Marcos”, onde ocorreu a Batalha de Trancoso, travada em 29 de maio de 1385, entre forças portuguesas e castelhanas.

O quarto circuito cultural designa-se “Legado Medieval Extra-Muros” e dá a conhecer aos visitantes, entre outros monumentos, as capelas de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Festa, as portas D´El Rei, necrópoles, a estátua de João Tição e um caminho medieval.

Por fim, a rota cultural “Guardiões do Planalto”, levará o visitante por um percurso pedestre com cerca de 21 quilómetros de extensão, ligando a cidade de Trancoso e a aldeia de Moreira de Rei.

O autarca Amílcar Salvador explicou à Lusa que os circuitos são divulgados em desdobráveis e que todos os monumentos da cidade passam a estar sinalizados e a ostentar placas “com uma descrição relativa a cada um”, sendo a imagem e a sinalética comum a todas as Aldeias Históricas de Portugal, onde Trancoso se inclui.

“É uma grande ação em termos de divulgação do património cultural e monumental de Trancoso”, reconhece o responsável, indicando que o turista passa a ter uma nova forma de poder ser orientado na visita pelos vários monumentos da cidade.

Os “Caminhos Históricos de Trancoso” serão inaugurados e apresentados publicamente no sábado, no decorrer de uma ação a realizar, a partir das 15:00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

A autarquia investiu cerca de 50 mil euros na sua execução, tendo registado um financiamento de 85% do programa das Aldeias Históricas de Portugal.

“Descubra os encantos, conheça a História, deslumbre-se com a paisagem e sinta a hospitalidade dos trancosenses”, é o desafio agora lançado por aquele município do distrito da Guarda.

2 Comments

  1. Um percurso pedestre de 21km? Parece-me exagerado. Afasta pessoas idosas ou com problemas de locomoção. A iniciativa é boa mas falta saber como será medido o sucesso da mesma. Que resultados se pretendem (quantitativamente) e queresultados trará?

  2. Subscrevo. Se o perurso a pé tem mais de 5 km, vou ali e já volto. Pensem lá bem, pq assim começa mal. Eu, como tantos outros, poderíamos estar interessados mas assim… boa viagem! Dividam lá isso se querem apanhar lá alguém. Prova de esforço já não é pra minha idade. Gosto mto de circuitos culturaris mas com conta, peso e medida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.