Trancoso afirma-se como destino turístico

Posted by
Spread the love

Trancoso tem vindo a afirmar-se cada vez mais como destino para um elevado número de turistas nacionais e estrangeiros. Consequência de uma politica encetada pelo município e pela empresa municipal Trancoso Eventos através da divulgação e valorização da história, património e memória e sobretudo das pessoas, como afirmao presidente da autarquia.

Júlio Sarmento realça que nessa promoção, o Pólo Turismo Serra da Estrela tem desempenhado um papel importante e “sobretudo pela harmonia de pontos de vista entre as entidades envolvidas neste setor que constitui um dos vetores estratégicos de Trancoso, a par do comércio e serviços”.

Júlio Sarmento salienta o Centro Histórico de Trancoso “como conjunto urbano onde são visíveis a presença judaica, “o passado conjugado com o presente, os sinais de gentes e tradições. Por outro lado, o empenho do município em valorizar esta área de Trancoso, onde se incluem a judiaria (Bairro Judeu), o castelo, as igrejas de Santa Maria, de São Pedro, da Misericórdia, as muralhas e suas portas, o pelourinho, as casas seiscentistas, o que foi quartel general de Beresford, o comércio tradicional, as ruas estreitas de feição medieval e sobretudo as gentes de Trancoso com seus saberes e tradições”.

Assinala também o papel da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, organismo presidido por António Manuel Oliveira, na dinamização do tecido empresarial e sua mobilização em torno daqueles objetivos através das várias realizações de caráter económico,de promoção e animação, assim como a Associação de Desenvolvimento “Raia Histórica”.

“O resultado deste esforço está patente nos registos do posto de turismo no primeiro semestre de 2010, com cerca de 22 mil visitantes, além de outros – e muitos – que por seus próprios meios visitaram a cidade de Bandarra, do Magriço, de João Tição e de Isaac Cardoso”, disse .

O autarca observou que, no mesmo período, o número de visitantes ao castelo de Trancoso, recentemente reabilitado, nos dois primeiros meses após a reabertura ao público, rondou os cinco mil turistas procedentes dos mais variados países, nomeadamente Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Inglaterra, Itália, Rússia, Israel, Suécia.

Júlio Sarmento considera que o turismo constitui “uma verdadeira industria potenciadora de desenvolvimento económico-social e geradora de novas atividades, que pode ser incrementado com a próxima abertura da via Douro Interior, com características de auto-estrada entre Ponte do Ladrão (Ratoeira/A25) e Trancoso, mas também, posteriormente, com a ligação a Bragança em via rápida inserida na mesma estrada que é fundamental para as acessibilidades à Beira Transmontana, ao Nordeste da Beira, ao Douro e a Trás-os-Montes”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.