Opinião: Colégio Rainha Santa Isabel

Posted by
Spread the love

SERPA OLIVA

No passado dia 5 de Novembro de 2016 estive presente na Comemoração dos 120 anos ao Serviço da Educação em Coimbra da Congregação das Irmãs de São José de Cluny.
A referida Congregação chegou a Coimbra em 1 de Julho de 1896, ficando instalada no Convento de Santa Clara a Nova, onde se dedicava à educação das crianças e jovens que as familias lhe confiavam.
Aquando da Implantação da República foram expulsas, regressando em 1928, assumindo a Direção do Colégio da Rainha Santa Isabel em 1930, sito na Rua José Falcão nº18.
Por falta de condições, foi construido o edificio central do actual Colégio da Rainha Santa Isabel, inaugurado a 4 de Julho de 1941.
Faz, portanto, 75 anos o actual Colégio onde, ao longo do tempo foi exemplarmente assumida a educação e instrução dos nossos jovens, ocupando os primeiros lugares do ranking nacional.
Sob a excepcional direção da Irmã Maria da Gloria Cordeiro, este é uma Instituição em que a humanização, o profissionalismo, e a forma única como se transmitem os valores da fraternidade e educação, a tornaram um exemplo para todos aqueles que ao longo dos anos ali encontraram um verdadeido “porto de abrigo” e uma espantosa ajuda para o seu desenvolvimento em todas as áreas do ser humano.
Para além do Sr. Vereador da Educação, Dr. Jorge Alves, não consegui descortinar ninguém em representação do Ministério da Educação ou da DREC.
Custa-nos esta dicotomia entre Público e Privado, como se todos não concorressem para o bem inestimável da educação e instrução dos Jovens do nosso Portugal.
Não comento o fim dos contratos de associação que o Ministro da Instrução Brandão Rodrigues assumiu de forma absolutamente inacreditável desde o primeiro dia que tomou posse.
Direi apenas que ali se misturavam jovens de todos os estratos sociais, sem qualquer diferença no seu acompanhamento e educação. Retirar esse direito de escolha a muitos pais por este Portugal fora, não beneficiou seguramente ninguém a não ser uma ideia que é apanágio de uma extrema esquerda para quem tudo o que é privado tem de acabar.
Uma última palavra, esta de coração, de um avô que sente e vive a educação e o crescimento dos seus quatro netos, e que todos os dias agradece a Deus a possibilidade que os mesmos têm de crescer junto dos Pais com a fantástica ajuda do Colégio Rainha Santa Isabel.
A todos que aí dão o melhor de Si para que isso seja possivel, um enorme Bem-haja.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.