3,1 milhões de financiamento da Europa para desenvolvimento de áreas rurais de Coimbra

Posted by
Spread the love

almalagues

A associação de desenvolvimento local Coimbra Mais Futuro (CMF), resultante de parcerias da Câmara de Coimbra com outras instituições, por exemplo do ensino superior da cidade, anunciou nesta quinta-feira que vai receber uma dotação financeira de 3,1 milhões de euros para desenvolver a sua estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).

Em comunicado, a CMF refere ter assinado na quarta-feira o contrato de financiamento para a implementação da estratégia, no âmbito do programa Portugal 2020, concretizando-se assim “um passo decisivo no processo iniciado e apoiado, há mais de um ano”, pela Câmara de Coimbra. Já em agosto passado, o presidente da câmara, Manuel Machado, havia anunciado que, naquela altura, estavam previstos 10 milhões de euros a aplicar “no desenvolvimento rural” do concelho, estimando que cerca de metade desse investimento seria proveniente de fundos comunitários.

Embora não atingindo essa fasquias, dos 3,1 milhões de euros, 1,8 milhões são provenientes do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, 770 mil do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 550 mil do Fundo Social Europeu.

“Pretende-se promover, nas 16 freguesias do concelho de Coimbra definidas como rurais, o financiamento a pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização das suas produções, na diversificação de atividades na exploração, na criação de cadeias curtas e mercados locais, na promoção de produtos de qualidade locais e na renovação de aldeias em territórios rurais”, explica a CMF.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.