Isabel Damasceno assume presidência da CCDRC até alteração das regras de acesso ao cargo

Posted by
Spread the love

Isabel Damasceno vai ocupar o lugar de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em regime de substituição, após nomeação – ontem publicada em Diário da República através do Despacho 834 – da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que era, aliás, a detentora do cargo antes de subir a ministra.

Entre meados de outubro e a nomeação de ontem, a presidência foi assumida pelo vice-presidente António Veiga Simão.

O despacho reconhece que “a designação dos cargos de direção superior de 1.º grau é precedida de procedimento concursal, até à designação do titular do cargo, mas que é necessário e urgente assegurar o normal funcionamento do serviço”, acrescentando que “o cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro se encontra vago”.

A publicação do Diário da República esclarece que a designação ocorreu após terem sido “ouvidos os membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais e do ambiente e ordenamento do território”.

Os termos da designação dão conta da “reconhecida aptidão, competência técnica e experiência e formação profissional da designada”.

Isabel Damasceno é economista desde 1978, tendo assumido o cargo de vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro — Mais Centro em 2010, após ter sido presidente da Câmara Municipal de Leiria entre 1998 e 2009.

O cargo de presidente das Comissões de Coordenação do país vai, entretanto, deixar de ser por nomeação, numa decisão governamental que deverá ter concretização ainda este ano, passando a ser por eleição através de colégio eleitoral a designar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.