Opinião – “Obrigado professor” – Uma campanha de valorização da imagem social do professo

Posted by
Spread the love

josé ricardoJosé Ricardo

Comemorou-se, no passado dia 5 de outubro, o dia mundial do professor, uma data protagonizada pela UNESCO, em 1994. São várias as iniciativas que as organizações profissionais de professores lançam para assinalar este dia. Todas elas vão no sentido de chamar a atenção para a importância e reconhecimento do papel do professor no processo de desenvolvimento das sociedades.
Todos os que passaram por processos de educação e de aprendizagem reconhecem, de imediato, a importância que os seus professores tiveram nos seus percursos educativos e formativos. Apesar disto, a imagem social do professor tem vindo a ser, permanentemente, fragilizada. Em Portugal, esta fragilização tem sido evidente e, até mesmo, alentada por declarações e decisões tomadas por responsáveis políticos que deveriam ter o senso de serem os primeiros defensores da missão e da profissão de ser professor.
A limitação de condições para a realização de um trabalho de qualidade, a diminuição de professores nas escolas, em claro prejuízo dos apoios aos alunos com dificuldades, a excessiva normatividade do currículo, a discriminação de recursos nas escolas em detrimento das que mais precisam para promover a equidade no acesso ao sucesso dos alunos e a desvalorização da formação de professores, são alguns dos detalhes com que, diariamente, somos confrontados e que tendem a minar e a corroer o prestígio, a autonomia e a qualidade do trabalho do professor. No entanto, apesar das condições difíceis e desgastantes com que hoje exercem a profissão, não desistem em procurar fazer das crianças e dos jovens os cidadãos de um país com que continuamos a sonhar. Apesar deste presente desencorajador, os professores continuam a ser os artesãos do futuro. Artesãos que nunca se conformam com o que os seus alunos são, procurando sempre acompanhá-los para se superarem, para serem melhores. Estas são algumas das fortes razões a que importa dar relevo para combater a fragilização da imagem social do professor.
É por estes motivos que considero fundamental que se tomem iniciativas que promovam e valorizem a imagem social dos professores, de modo a que os bons profissionais se sintam mobilizados na profissão e não a abandonem precocemente. Com a consciência desta realidade, o Sindicato dos Professores da Zona Centro, no âmbito da FNE, lança a partir desta semana um conjunto de iniciativas públicas no âmbito da campanha designada “#obrigadoprofessor” e que visa dar espaço à manifestação do reconhecimento dos professores no percurso de vida dos portugueses.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.