Opinião – A (i)rreverência da Nazaré

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O maior desfiladeiro submerso da Europa, com uma extensão de mais de 200 quilómetros, conhecido como “Canhão da Nazaré”, potencia a ocorrência de condições oceanográficas singulares, que resultam em ondas monumentais. E quando estes swells resolvem demonstrar a sua verdadeira força, seduzem os mais destemidos profissionais do Surf mundial, atraindo até à pequena vila da região centro curiosos e os media internacionais.

Durante o mês de Dezembro a Nazaré foi mencionada em 327 artigos sobre o Surf nas praias da vila, em meios de comunicação de países como a Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Polónia e Reino Unido. No mesmo período foram encontradas 258 referências à cidade de Lisboa no âmbito turístico, o que ajuda a perceber a dimensão deste fenómeno. As ondas da Nazaré fizeram-se sentir em mais de três dezenas de órgãos de comunicação social internacionais de grande circulação.

Em França, os media nacionais estiveram atentos ao surfista Benjamin Sanchis, que defrontou uma onda descomunal e que aparentava ser suficientemente grande para bater o recorde do Guiness detido pelo Haitiano Garrett McNamara – que em 2012 tinha colocado a fasquia nos 30 metros. O interesse de meios sonantes como o Le Figaro, L’ Actu, Rtl, Free, Metro News FR, L’Express, Sudouest e Yahoo France foi justificado pois “Sancho” conseguiu, efetivamente, no dia 11 de dezembro, bater o recorde de McNamara, cavalgando destemidamente uma onda que superou em 3 metros o anterior registo. O recorde de 33 metros foi homologado pelo Livro do Guinness.

Na Alemanha, a exemplo dos franceses, os media mantiveram-se atentos a todas as movimentações na Nazaré, motivados pela presença do surfista germânico de renome Sebastian Steudtner, que também tinha aspirações a enfrentar uma das maiores e mais poderosas ondas da Praia do Norte. Os OCS de maior relevo a dar destaque às ondas da Nazaré foram Bild, Welt, Focus, Zeit, Sueddeutsche, Fine Art Reisen e Yahoo!.

O maior volume de artigos sobre a Nazaré foi detetado nos EUA. Curiosamente, neste país, os meios que deram maior a destaque aos acontecimentos na Praia do Norte foram os televisivos, com os respetivos websites a disseminaram em massa os registos de vídeo da força do mar da Nazaré. Mais de 50 páginas de canais de televisão visaram a Nazaré e os surfistas aí presentes. Destes, destacamos a GrindTV, Fox 14, FOX 54, Fox Nebraska, Fox Wilmington, News9, KTVN, News Channel 10 e WBOC TV. Meios online como Business Insider e Chicago Tribune realçaram a irreverência das condições do mar na Nazaré, em meados de dezembro, sendo que este último proclamou, em título, na sua página online: “A Nazaré é o Santo Graal das ondas gigantes”.

Em menor volume, meios importantes do Reino Unido como o Daily Mail, Independent i, Metro, Mirror, Monocle e The Red Bulletin dedicaram espaço editorial significativo à grande concentração de estrelas globais do Surf, que tentavam fazer história sobre as suas pranchas.

Os meios de maior relevo que visaram a Nazaré em Espanha, Itália, China, Polónia e Brasil foram, por exemplo, os sites Msn Es, Teinteresa, Antena 3, Corriere della Sera, ANSA, Panorama IT, Rainews, Sohu, China Network Information System, Rednet, Money.pl, O Globo e EPTV.

É ainda de realçar o facto da cidade de Coimbra ter sido alvo de elogios e recomendações de visita no Telegraph (Reino Unido), no Fränkische Nachrichten (Alemanha), no Valor Econômico (Brasil), Viajaratope (Espanha), Epoch Times e Luxury Travel Magazine (EUA).
Análise elaborada com base nas notícias recolhidas pelo serviço de monitorização de media da Cision, no período compreendido entre os dias 1 e 31 de dezembro, na Alemanha Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, India, Itália, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. Esta pesquisa engloba mais de 58.351 meios de informação online e 53.654 em meios impressos. A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.

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