Opinião – Coimbra: uma joia escondida

Posted by

parceria beiras cision novo

A tendência de crescimento que se vinha registando desde o início do ano, no que diz respeito a referências feitas à região Centro como destino turístico nos órgãos de comunicação social internacionais monitorizados pela Cision, sofreu um sério revés no mês passado: de 154 menções detetadas em Março passámos para apenas 59 em Abril!

Os principais responsáveis por esta enorme queda foram os meios de Espanha, onde o número de notícias publicadas caiu de 32 para duas, e dos Estados Unidos, com uma descida de 97 para 30 artigos.

A Nazaré continua a ser o destino em maior destaque, tendo sido mencionada em 24 peças. A grande notícia para a vila piscatória é que esta passará, a partir da época 2016/17, a integrar do calendário da Big Wave Tour, organizada pela World Surf League. Por outro lado, o feito de Nuno Figueiredo (mais conhecido como Stru), o primeiro a atrever-se a fazer kitesurf na onda gigante da Praia do Norte, também mereceu a atenção dos media, principalmente em França.

Com 14 referências, Óbidos foi a outra vila da região que esteve em maior evidência no passado mês. Juntamente com as Caldas da Rainha, Óbidos foi bastante elogiada pelos meios norte-americanos, que se renderam ao castelo, às estreitas ruelas e à ginjinha em copo de chocolate para concluir que a vila, que “parece um postal ilustrado”, é “perfeita para fotógrafos e românticos”.

Coimbra completa o pódio dos destinos mais falados lá por fora, com oito referências. O artigo mais interessante foi publicado na versão italiana do “Huffington Post”, que inclui a cidade dos estudantes numa lista, elaborada pelo Skyscanner, dos locais menos conhecidos da Europa que merecem uma visita. A publicação destaca os sítios classificados Património da Humanidade pela UNESCO, mas também a “ativa vida cultural da cidade, onde arquitetura clássica e museus se conectam com uma atmosfera moderna, atraindo pessoas e viajantes de todo o mundo”. Coimbra é ainda vista como “o destino perfeito para um fim-de-semana alargado”.

Peniche, “um paraíso para os surfistas” (“Corriere Romagna”, Itália), também esteve em alta, tal como Aveiro, “a Veneza Portuguesa, mas em melhor” (“Estadão”, Brasil). Por outro lado, a nova-iorquina “Travel+Leisure”, uma das revistas de viagens mais importantes do mundo, com cerca de cinco milhões de leitores, dedicou um extenso artigo ao Vale do Côa, onde um revolucionário conceito de eco-turismo está a nascer.

Análise elaborada com base nas notícias recolhidas pelo serviço de monitorização de media da Cision, no período compreendido entre os dias 1 e 30 de Abril de 2016, na Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Itália e Reino Unido. Esta pesquisa engloba mais de 58.351 meios de informação online e 53.654 em meios impressos. A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.