“Cidadãos Por Coimbra” abrem debate sobre excesso de ruído na Alta da cidade

Posted by
Spread the love
FOTO BLOG DENUNCIA COIMBRÃ

FOTO BLOG DENUNCIA COIMBRÃ

Vários moradores da Alta de Coimbra, Património Mundial da Unesco, queixaram-se hoje do ruído noturno e da falta de segurança e limpeza na zona, numa reunião promovida pelo movimento cívico “Cidadãos por Coimbra”.

Os residentes relataram situações de insegurança, vandalismo, desrespeito pelo património e muito ruído, que não os deixa dormir, nomeadamente no Largo da Sé Velha, onde quase diariamente se concentram muitos jovens nos espaços de animação noturna.

“Convocámos a reunião para responder às sistemáticas queixas sobre o ruído noturno, que tem mais incidência no Largo da Sé Velha, com o objetivo de efetuar a auscultação necessária à promoção da qualificação da noite e da melhoria da qualidade de vida dos moradores”, explicou o vereador José Augusto Ferreira da Silva, eleito pelo movimento “Cidadãos Por Coimbra”.

A iniciativa previa também a participação dos proprietários de estabelecimentos noturnos, da Associação Académica de Coimbra, da reitoria da Universidade de Coimbra e de autoridades policiais, mas apenas cerca de três dezenas de pessoas compareceram.

“Vamos fazer uma audição aos moradores porta a porta, falar com os comerciantes, reunir com a Universidade de Coimbra e com as polícias no sentido de sensibilizar para a criação de uma rede que é necessário gerar para que o problema não seja de polícia, mas de convívio e qualidade de vida”, disse José Ferreira da Silva.

O vereador adiantou à agência Lusa que a ação dos “Cidadãos Por Coimbra” pretende acabar com o “tabu” que existe na cidade em falar dos problemas da Alta, particularmente do barulho noturno causado por milhares de jovens, e anunciou a apresentação de uma proposta na Câmara Municipal para que se dê o sinal de que “é preciso mudar alguma coisa”.

“É muito importante que o município dê esse sinal para que todos – os residentes, os que se se divertem e têm comércio – percebam que isto é no sentido de mudar” a situação, sublinhou o autarca, que defendeu a necessidade de conciliar o divertimento com o bem-estar dos moradores e a requalificação do espaço físico.

Para José Ferreira da Silva, a requalificação do espaço é muito importante, dado o seu enquadramento no coração da cidade, pelo que é necessário avançar com a recuperação dos edifícios, a proteção do património público, como é o caso da Sé Velha, que precisa também de ser libertada do trânsito e estar limpa.

“Coimbra é uma cidade de estudantes, tem de ter vida noturna, mas é preciso que haja uma ‘movida’ qualificada, de modo a conjugar-se o morar bem com o divertir-se bem, com condições de lazer, com bares de qualidade e regras que sejam cumpridas”, defendeu.

O autarca constatou que existe um “ambiente de receio entre as pessoas, que não querem dar a cara”, e salientou a necessidade de fiscalização e cumprimento das regras para garantir que “a qualidade de quem mora e trabalha seja preservada”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.