José Eduardo Simões vai mesmo ter de pagar 100 mil euros para ter pena suspensa

Posted by
Spread the love
Presidente da Académica, José Eduardo Simões. FOTO CARLOS JORGE MONTEIRO

Presidente da Académica, José Eduardo Simões. FOTO CARLOS JORGE MONTEIRO

José Eduardo Simões, presidente da Académica, vai ter de pagar 100 mil euros de donativos a dividir por duas instituições de solidariedade social, que valem como condição para a suspensão de uma pena de prisão de 15 meses.

A sentença do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), de abril do ano passado, foi recorrida pelo arguido para o Supremo e para o Tribunal Constitucional, sem sucesso, descendo de novo esta semana até à primeira instância, para acompanhamento da execução da pena aplicada, segundo disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

O processo remonta a 2011, quando foi considerado provado que, aproveitando-se da dupla qualidade de diretor de urbanismo da Câmara Municipal e de dirigente desportivo, José Eduardo Simões favoreceu promotores imobiliários a troco de donativos para a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).

Em abril de 2013, o STJ, recorrido, decidiu-se pela suspensão da pena de 15 meses, desde que Simões entregasse às associações “Acreditar, Associação de Pais e Amigos com Cancro” e “Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos” a contribuição monetária de 50 mil euros a cada uma delas.

Simões reclamou, depois, sem sucesso a redução das contribuições fixadas, alegando dificuldades económicas. Também não conseguiria que os crimes de que foi acusado fossem considerados prescritos. Finalmente, recorreu, igualmente sem êxito, para o Supremo e para o Tribunal Constitucional e reclamou para a Conferência, a 11 de junho passado.

Com este indeferimento da reclamação, a Conferência do TC acabaria, finalmente, por fazer a decisão transitar em julgado, tendo o processo baixado ao Tribunal da Relação que, por seu turno, o remeteu definitivamente à 1.ª instância, a 12 de setembro, para acompanhamento da execução da pena aplicada a José Eduardo Simões.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.