Opinião – Operacionalização da Estação Nova /Welcome Center

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. Um edifício magnífico que a cidade terá que aproveitar

A Estação Nova está para aqui abandonada pela cidade, com pouco préstimo, quase um estorvo! Um hall magnífico, vasto mas desolado. Uma tristeza! Incúria, desleixo, falta de capacidade?

Quando a noite chega, ainda é pior! A solidão instala-se a toda a volta. As luzes pardacentas dão um ar soturno ao edifício, a prostituição, o sexo e a droga invadem o ambiente, tornando-o pouco desejável!

Estação Nova, um edifício magnífico que precisa de vida e actividade. A exemplo de qualquer cidade europeia evoluída, Coimbra vai saber aproveitá-la e constituir peça chave no seu presente e no seu futuro!

2. Um grupo de turistas à deriva

Procuro ideias que sejam simples, de pouco investimento mas rentáveis Ideias que venham preencher lacunas e necessidades na vida de uma cidade melhor e mais feliz por que todos ansiamos.

Um grupo de turistas italianos, saídos de um comboio acabado de chegar, à deriva, perguntam-me: Onde podem comer qualquer coisa?

Mandar uma mensagem pela Internet? Comprar o jornal do seu país? Encontrar alojamento para uma noite? Chegar à Universidade? O que há para ver? À noite, como é?

Procuro responder-lhes da melhor maneira possível, encaminhando-os para o Posto de Turismo da Portagem. Mais do que as respostas que lhes dou, estão a dar-me pistas valiosas para a questão que ali me levou!

3. A cidade ainda não agarrou o Turismo!

Enquanto o grupo se afasta, as ideias ocorrem-me em turbilhão! Há tanta coisa por fazer!

-Penso no acanhado Posto de Turismo para onde os remeti, e nas dificuldades que vão ter os diligentes mas escassos funcionários que lá se encontram para lhes dar respostas satisfatórias!

Que pobres Postos de Turismo tem Coimbra, quando comparados com os postos confortáveis, modernos, digitalizados de pequenas cidades como Arouca e Esposende (que há pouco visitei), que estão a trabalhar com rigor e profissionalismo na área do turismo!

-Leio no Jornal do dia que 65% dos turistas que visitam a UC não sabem que ela é Património Mundial! E pergunto: Que divulgação existe sobre esta classificação? Que canais estão a ser utilizados e que eficácia estão a ter? Que comissões e peritos estão a trabalhar sobre esta nova realidade, que Coimbra está a ver passar sem saber como aproveitá-la (sim, porque o Turismo é definitivamente uma área de peritos, e desengane-se quem pensa o contrário!)

– Leio ainda que só 40% desses mesmos turistas, pernoitam em Coimbra! E pergunto: Que vida nocturna tem Coimbra para oferecer a esses turistas, que em viagem procuram alegria, convívio, gastronomia, espetáculos, novos ambientes, experiências e sensações?

4. A operacionalização da Estação Nova em Welcome Center

Uma solução para a Estação Nova, com evidentes benefícios para a cidade parece estar à vista, se as entidades envolvidas o quiserem! Coimbra (a necessitar de alavancar o novo Estatuto de Património Mundial)- Turismo (área de actividade prioritária a ser desenvolvida de forma sustentável)– Estação Nova (edifício com características desejáveis e passível de ser operacionalizado de forma eficaz)- Welcome Center (porta de entrada de turistas na cidade e central de actividades múltiplas correlacionadas). Que tipo de Welcome Center Coimbra necessita? Vai ser o tema da nossa próxima crónica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.