Investigadora aponta motivos para baixa adesão ao programa de rastreio do cancro da mama

Spread the love

Um estudo realizado por uma investigadora da Universidade de Aveiro (UA) conclui que há “falta de articulação” entre os serviços de saúde público-privados, e um envolvimento “precário” dos profissionais de saúde, no programa de rastreio do cancro da mama.

O estudo de Célia Freitas, realizado no âmbito da sua tese de doutoramento em Didática e Formação, a que a Lusa teve hoje acesso, procurou saber porque é que apenas 50 por cento das mulheres do concelho de Aveiro aderem ao programa de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

A investigadora justifica esta adesão com o facto de os profissionais de saúde “encaminharem as suas utentes para o radiologista privado”, devido a “algum desconhecimento sobre o funcionamento do programa”.

Esta situação, de acordo com Célia Freitas, “reflete alguma falta de articulação entre os serviços de saúde público-privados e o precário envolvimento dos profissionais de saúde neste programa”.

A investigadora diz que esse cenário existe “talvez devido à maior responsabilização da LPCC pela sua organização e operacionalização no terreno, devendo as unidades de saúde apresentar estratégias no seu plano de ação, a fim de promover o programa de rastreio”.

Além dos fatores relacionados com o próprio sistema de cuidados de saúde, a investigadora detetou também a existência de “questões de ordem individual” que “bloqueiam” a adesão das mulheres do concelho de Aveiro ao plano de rastreio.

“É o caso das crenças individuais que estão relacionadas, por exemplo, com a fiabilidade do exame realizado na unidade móvel junto do centro de saúde, a sobrevalorização da ecografia mamária, o desleixo com a própria saúde, os exames preventivos, o esquecimento e a falta de tempo”, diz a investigadora.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.