Trabalhadora da Zendel apresentou queixa por alegada agressão do patrão

Spread the love

DR

Uma trabalhadora da fábrica de confeções Zendel, no Tortosendo, Covilhã, apresentou queixa na GNR por alegada agressão por parte do patrão, adiantou hoje à agência Lusa o presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB), Luís Garra.

Segundo referiu, a trabalhadora das confeções Zendel terá sido “empurrada e magoada num braço, em que sofreu contusões, tendo recebido assistência no Hospital da Covilhã. Isto para além da violência verbal”.

A situação terá acontecido a 19 de março e, segundo Luís Garra, depois de a funcionária “ter mudado de função e de ainda estar no período de adaptação” às novas tarefas, cuja execução não terá agradado ao empregador.

O presidente do STBB refere que as queixas de agressão verbal e intimidação “são vulgares” naquela empresa e este foi o primeiro caso em que teve conhecimento de ser consumada uma agressão física.

O sindicato denuncia ainda a existência de “ritmos de trabalho insuportáveis”, “trabalho suplementar sem pagamento” e “trabalho flexível sem respeitar as regras do Contrato Coletivo de Trabalho”.

Luís Garra defende que a Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) “tem que intervir” neste e noutros casos para por fim a “situações lamentáveis e condenáveis”.

O STBB “tem apresentado queixas à ACT”, dado que lida com outras empresas “em que o clima de intimidação e a pressão psicológica violentam a dignidade das pessoas”, sendo que os últimos casos aconteceram a propósito da greve geral.

Entre outras, “as trabalhadoras ouviam frases por parte dos superiores como esta: se o dia da greve é teu, deixa que depois os outros são meus”.

Apesar das tentativas, ainda não foi possível contactar a empresa de confeções Zendel.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.