José Reis critica utilização de “palavras velhas” para definir a migração

Spread the love

Foto de Gonçalo Manuel Martins

O professor universitário José Reis criticou hoje (4) as políticas e as posturas sobre migrações, afirmando que no século XXI continuam a utilizar-se “palavras velhas, do século XIX”, que não ajudam a perceber o fenómeno.

O diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, economista e antigo secretário de Estado, frisou que, tal como no passado, com os emigrantes, Portugal continua a ter dificuldades em perceber o fenómeno, agora de uma migração de sentido diferente.

Ao participar hoje (4), em Coimbra num encontro de homenagem à estudiosa sobre migrações Maria Ioannis Baganha, falecida em 2009, José Reis realçou que a União Europeia em relação a África continua a afirmar ideias de fronteira, de ilegalidade, de clandestino e de insustentabilidade desses movimentos.

“Maria Ioannis Baganha ajudou a perceber uma coisa que em Portugal é difícil de perceber”, frisou, realçando que há décadas atrás com a emigração, o que estava verdadeiramente em questão era “o espelho dramático da economia e da sociedade” portuguesa.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.