Novo Museu da República vai nascer na antiga casa de província de António José de Almeida

Posted by

 

Um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Penacova e o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra foi o momento mais alto das cerimónias dos 108 anos da Implantação da República em Penacova.

O presidente da autarquia, Humberto Oliveira, assinou, na ocasião, o protocolo com o coordenador do CEIS 20, António Rochette.

A personalidade de António José de Almeida, nascido em Penacova e que veio a ser chefe de Estado é o motivo que aproxima as duas entidades, de forma a realizarem trabalho conjunto, para preparar as comemorações, em 2019, do centenário da eleição de António José de Almeida para Presidente da República.

Ontem, o contrato foi firmado antes das cerimónias protocolares do hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, e da tradicional deposição de coroa de flores no busto de António José de Almeida.

Tanto o presidente da Câmara Municipal, como o da Assembleia Municipal, Humberto Oliveira e Pedro Coimbra, destacaram a importância histórica desta figura emblemática da 1.ª República e os vários passos que – desde 2010 – têm sido dados pela autarquia, no sentido de preservar a memória da República, de António José de Almeida e do concelho de Penacova.

Toda a informação na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS deste sábado, 6 de outubro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.