Obras inauguradas na capela de Maiorca

Posted by
Spread the love

Foto de Vânia Furet

O projeto para a requalificação da zona envolvente da Capela do Senhor da Paciência, em Maiorca, iniciou-se no mandato de Duarte Silva e foi concretizado no atual mandato de João Ataíde. Na altura, era José Ligeiro quem estava à frente dos destinos daquela freguesia. Hoje é Filipe Dias. Contudo, todos eles estiveram ontem (31) presentes na inauguração do novo espaço.

A necessidade das intervenções foi suscitada pela Comissão da Capela e acolhida pela junta e pela câmara. Anteriormente, o espaço exterior era pequeno e degradado. Um dos muros, inclusive, já tinha cedido ao peso da idade. Hoje, a zona envolvente tem o dobro do tamanho, uma vez que ocupou também o espaço de um terreno baldio contíguo, cedido pela Fundação Maria Eduarda. E conta com bancos exteriores e um jardim, assim como acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Depois de cerca de meio ano de trabalhos, a capela apresenta agora condições condignas para receber os fiéis e as festividades religiosas. A obra custou cerca de 20 mil euros. A reabilitação do muro degradado, orçada em quatro mil euros, é suportada pela comissão, com a ajuda de particulares e de pequenas empresas locais.

Maiorca tem agora um melhor espaço “de unidade e celebração”, disse João Ataíde, que é “seguramente um investimento relevante de interesse público”. Os anteriores autarcas, afirmou ainda o presidente da câmara, “tiveram a perspicácia de perceber que este era um investimento estruturante e nós tínhamos de o continuar”.

A restauração do interior da capela é o próximo passo da comissão que, aliás, já começou as intervenções ao nível do soalho. Mas muito mais está para vir. Com custos entre os 30 e os 35 mil euros, as obras vão ser possíveis graças a donativos e verbas angariadas com diversas atividades. Ontem (31) o dia foi assinalado com a celebração de uma eucaristia. A capela foi pequena para tantas pessoas que se aglomeraram também no novo átrio exterior. O presidente da autarquia descerrou ainda uma placa comemorativa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.