Visita do presidente de Quelimane a Cantanhede abre portas a intercâmbio municipal
A visita do presidente da Câmara de Quelimane (Moçambique) ontem a Cantanhede chamou a atenção para a forma inovadora como Manuel Araújo governa aquela autarquia, que é a 4.ª maior cidade do país, situada na província da Zambézia, a 20 quilómetros do Oceano Índico.
Helena Teodósio e o seu convidado analisaram a “possibilidade de cooperação entre os dois municípios, em especial nos domínios do ordenamento do território, urbanismo, ambiente, proteção civil, formação e gestão autárquica, educação, cultura e saúde”. Os serviços da autarquia, empresas e entidades do concelho poderão vir a ser parceiras.
A cooperação deverá começar com a formação de quadros autárquicos de Quelimane, incluindo a realização de estágios profissionais de estudantes ou de jovens em início de atividade laboral.
Nesse sentido, Manuel de Araújo reuniu com João Moura, presidente da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, e com o conselho de administração da empresa municipal INOVA, para abordagem de questões relacionadas com ambiente, abastecimento de água, saneamento e reciclagem.
Zambézia tenta seguir uma rota de progresso
Quelimane é membro da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa desde 2018, tem 400 mil habitantes e aposta no comércio marítimo e pesca, mas também na agricultura (plantação de coqueiros, mangais, cultivo de arroz e hortaliça). Dada a sua situação topográfica e hidrográfica, assim como a expansão da população em áreas de risco, torna a cidade propícia a inundações.
A cidade de Quelimane também é conhecida como “a terra da bicicleta” em resultado da forma como os seus residentes a usam (ciclo-táxis) para “gerar rendimentos através de transporte de pessoas e bens”. o autarca tem apostado na gestão de resíduos, nomeadamente dos mercados, iluminação através da rede Nacional de Energia Eléctrica e melhoria da segurança alimentar.


Notícia interessante… Uma questão que assola o meu espírito… Quantos woks (tachos) tem o Sôdôtôr Moura?
Além de Biocants e afins e de mais uma panóplia, sabe-se agora nesta "publicidade direccionada que também já preside a uma Fundação… Ena ena… Quem diria… Conselheiro Nacional (pelo menos em tempos) de um partido que dizia que queria acabar com as fundações e mesmo assim ainda deu uma perninha numa pertinente Fundação… É caso para dizer que de tão workaholic que é o nosso bravo alcaide que parece o Pac-Man… O que não é para o comum dos mortais… Só uma pessoa com uma extraordinária capacidade de trabalho, gestão e com o dom da ubiquidade consegue estes resultados excepcionais… Temos homem e não tardará muito a ofuscar os feitos do Marquês de Marialva…