Urgências do CHUC à espera de grande afluência hoje e amanhã
Hoje e amanhã, 2 e 3 de janeiro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra espera a maior afluência ao Serviço de Urgência (SU) do período Natal e Fim de Ano.
Face às circunstâncias atuais, importa recordar que devem ser seguidas as recomendações da Direção Geral da Saúde para as temperaturas frias, ser utilizada a linha saúde 24, unidades de cuidados de saúde primários, e recorrer parcimoniosamente aos serviços de urgência.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem desempenhado o seu papel na rede de urgências do Serviço Nacional de Saúde, suportando o encerramento dos serviços de urgências de vários hospitais periféricos. Esta capacidade de resposta deve-se ao desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde e da colaboração das restantes unidades hospitalares.
Entre os dias 23 de dezembro e 1 de janeiro, o CHUC realizou 7.483 episódios nos seus Serviços de Urgência: 4.737 adultos, 2.077 pediátricos e 669 obstétricos. Destes episódios, resultaram 966 admissões a internamento. Nos episódios de adultos, a faixa etária mais representativa é a de mais de 85 anos com 721 episódios; mais de 55% dos doentes adultos têm mais de 60 anos.
É sabido também que, os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro são caracterizados pelo aumento da afluência aos serviços de urgência. Este ano, estes dois dias decorrem na sequência de fins-de-semana prolongados, sendo expectável um incremento da procura dos serviços de urgência.