diario as beiras
GeralMealhada

Tradição da Romaria da Ascensão faz-se por nove quilómetros até à Mata do Bussaco

08 de maio às 16h05
0 comentário(s)
DR

Uma caminhada de nove quilómetros, entre Casal Comba e a Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, promete reavivar, nesta quinta-feira, a tradição da Romaria da Ascensão, que celebra a subida de Jesus Cristo aos céus.

“Vamos fazer, como antigamente, a caminhada do sítio de onde vivemos até à Mata do Bussaco. Sairemos de Casal Comba pelas 09:00 e contamos chegar pelas 12:00, depois de percorremos uns nove quilómetros a pé, com duas ou três paragens curtas pelo meio”, contou Helena Cruz, da direção do Rancho Folclórico de São João de Casal Comba.

Em declarações à agência Lusa, Helena Cruz explicou que daquela localidade partirão mais de duas dezenas de elementos do Rancho Folclórico, alguns trajados a rigor, juntando-se a eles, de forma espontânea, outras pessoas que pretendam fazer a peregrinação.

“Durante a caminhada fazemos a apanha do ramo da fartura, tal como se fazia antigamente. Apanhamos vários elementos da natureza como a espiga de milho, a papoila, o ramo de oliveira, a videira e cada um tem o seu simbolismo”, descreveu.

A Ascensão é uma festa do calendário religioso, datando do século IV depois de Cristo, que celebra a Ascensão do Senhor aos Céus, 40 dias depois da Páscoa.

Na Mealhada e na região, a data era celebrada no posto mais alto, o Bussaco, com reunião de famílias e amigos.

A tradição irá cumprir-se na Mata Nacional do Bussaco, juntando-se os farnéis para um almoço partilhado e seguindo-se o dançar em roda e um festival de Folclore, onde irão participar quatro grupos do concelho da Mealhada.

“É um bonito momento de convívio, com uma tradição que pretendemos que não se perca, apesar de não ser feriado. Antigamente era um feriado religioso importante e juntava-se imensa gente para o celebrar”, recordou.

Nos Jardins do Palace Hotel estará instalada uma feira de artesanato, da responsabilidade da Fundação Mata do Bussaco, que contará com cerca de quatro dezenas de bancas.

“As entradas na Mata são gratuitas para os habitantes do concelho da Mealhada e concelhos vizinhos, nomeadamente Mortágua, Penacova e Anadia. É um dia de convívio, como se fazia antigamente, em que a romaria já não é tanto a pé, tirando os grupos que tentam recriar a tradição, mas muitas pessoas fazem o trajeto de carro”, indicou o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte.

A Festa da Ascensão coincide com o Dia do Município da Mealhada, em que será prestada homenagem aos trabalhadores municipais que cumprem, este ano, entre 25 e 30 anos de serviço.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, este é um dia de grande solenidade, que crê ser o certo para agradecer publicamente aos trabalhadores os muitos anos ao serviço da comunidade.

“Relembrando a tradição da grande Romaria da Ascensão, dia de encontro das famílias e amigos nesta celebração de tanto significado, deixo o desafio aos mealhadenses para reavivarem esta tradição secular. Que voltem ao Bussaco e desfrutem da natureza, da romaria e dos eventos programados para esta data”, apelou o autarca.

Autoria de:

Agência Lusa

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

Mealhada