Santana Lopes lamenta “balanço trágico” de naufrágio na Figueira da Foz
O presidente da câmara da Figueira da Foz lamentou hoje o “balanço trágico” do naufrágio de uma embarcação, esta manhã, na costa daquele concelho, do qual resultaram quatro mortos e um ferido grave.
“O balanço é trágico, são quatro vidas que se perderam e uma pessoa num estado considerado grave a receber assistência no hospital”, lamentou Pedro Santana Lopes em declarações transmitidas pela SIC notícias, na praia do Hospital, na freguesia de S. Pedro, na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
O autarca salientou a “resposta rápida” dos meios de socorro, depois do alerta dado às 06:54.
“[Houve uma] resposta pronta dos meios quer aéreos quer terrestres, os meios responderam com rapidez, mas infelizmente nada havia a fazer. Um helicóptero da Força Aérea, que chegou rápido, mais meios marítimos, tudo acorreu rapidamente (…). O que não quer dizer que se consigam salvar todas as vidas”, referiu.
Segundo o autarca, a embarcação naufragada é de pesca desportiva e “terá sido apanhada numa vaga”, durante “uma situação com muito nevoeiro”.
Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN) entretanto divulgado, os quatro tripulantes seguiam numa embarcação marítimo-turística, que transportava cinco pessoas.
Nas operações de socorro participaram meios da Capitania do Porto da Figueira Foz, bombeiros sapadores e voluntários da Figueira da Foz, INEM e Instituto de Socorros a Náufragos.
Os trabalhos de busca e resgate contaram ainda com o apoio de um helicóptero da Força Aérea.