Santana Lopes dá prioridade à recuperação do património
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, disse ontem aos jornalistas, à margem da reunião de câmara, que dá prioridade à reabilitação do património municipal. O autarca referia-se a imóveis como o Mosteiro de Seiça (Paião), o Paço de Maiorca, o Palácio Conselheiro Lopes Branco (Maiorca) ou o moinho de marés (Alqueidão). “É prioridade para mim o património ser recuperado”, afirmou.
A propósito de Maiorca, Pedro Santana Lopes garantiu: “O Paço de Maiorca vai ser recuperado, não tenham dúvida nenhuma”. Este imóvel foi alvo de uma intervenção que visava a sua transformação em unidade hoteleira de charme, no âmbito de uma parceria do município com um grupo privado, lançada no mandato autárquico de 2005-2009, mas as obras pararam e o imóvel classificado está a degradar-se.
Acerca do destino a dar ao Paço de Maiorca, o presidente adiantou que “é uma ponderação que tem de ser feita”, considerando que “a parceria público-privada foi muito má”. E garantiu: “O valor primeiro é o relevo patrimonial, dentro da importância da vila de Maiorca”.
| Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS