Região de Coimbra vai ter Carta Gastronómica em 2022
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra tem previsto o lançamento de uma carta gastronómica para 2022, que inclui receitas gastronómicas contextualizadas historicamente dos municípios que constituem a Região de Coimbra.
A Carta Gastronómica da Região de Coimbra vai ser apresentada no primeiro trimestre de 2022, no âmbito da distinção enquanto Região Europeia de Gastronomia 2021-2022.
Trata-se de uma “compilação sob o ponto de vista histórico, antropológico, etnográfico e nutricional de parte do acervo gastronómico da Região”, disse à agência Lusa, o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.
Para o próximo ano está ainda previsto a apresentação da Rota dos Mercados, que visa a promoção dos mercados municipais que constituem a Região de Coimbra.
Vão ser distribuídos folhetos nos postos de turismo municipais, de modo a servirem de “rota turística”, que tem como objetivo que as pessoas visitem os mercados e consumam produtos endógenos.
A Rota dos Mercados, está “integrada na filosofia “do prado ao prato” e na lógica dos circuitos curtos”, esclarece o presidente.
“Em 2022 vamos continuar a celebrar a gastronomia ímpar desta região, cujas raízes milenares são bem testemunho da nossa identidade, mostrando que, mais do que a perspetiva de alimento, falamos de património, comensalidade, tradição, cultura e, acima de tudo, de pessoas que contam estórias e criam memórias que enriquecem a experiência gastronómica”, sublinha Emílio Torrão.
“O nosso desejo é que cada vez mais cidadãos nacionais e internacionais visitem a nossa Região, procurem conhecer o nosso património e cultura, a gastronomia, os vinhos, a música, a literatura. Há muito, neste território que vai do mar à serra, para descobrir e desfrutar”, destacou.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai manter para o próximo ano as medidas de apoio à restauração, com formalização da adesão de novos restaurantes ao Programa Seleção Gastronomia e Vinhos, que tem vindo a ser implementado, acompanhada do lançamento do respetivo guia, complementado pelo passaporte gastronómico, menu traste e voucher de desconto, que já estão em vigor há cerca de cinco meses.
Para além da presença em feiras de turismo ou outras específicas do setor da gastronomia e enoturismo, estão previstas ações de promoção dos produtos gastronómicos diferenciadores da Região através dos seus ‘chefs’ embaixadores.
No próximo ano também serão promovidas ações de sensibilização para a literacia alimentar, para o combate à obesidade infantil e outras temáticas inerentes à área da saúde.