diario as beiras
ArganilGeral

Projeto de requalificação em Piódão, Arganil, renova dignidade da aldeia

15 de maio às 14h17
0 comentário(s)
DR

O projeto de recuperação do Largo e do Posto de Turismo do Piódão, no concelho de Arganil, que renova a dignidade da aldeia, recebeu uma distinção dos Prémios Mies van der Rohe pela qualidade do trabalho na categoria Arquitetos Emergentes.

Único candidato português na fase final da competição, que passou por uma lista inicial de 362 trabalhos até ao restrito elenco dos sete finalistas, o projeto dos arquitetos Paula del Rio e João Branco permitiu devolver o espaço às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social.

“Trata-se de um reconhecimento extraordinário que muito honra e orgulha o Piódão e o concelho de Arganil”, salientou o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, em comunicado enviado à agência Lusa.

O autarca daquele município do distrito de Coimbra realçou que o estatuto de finalista “faz jus à excelência do trabalho realizado pela dupla de arquitetos, que permitiu devolver dignidade ao ponto de encontro e sala de visitas da aldeia de uma forma totalmente enquadrada com a unidade arquitetónica”.

“Projetos como este podem, de facto, permitir perceber aos arquitetos que é possível não ter uma linguagem agressiva no espaço para ele ser reconhecido por todos”, sublinhou Luís Paulo Costa.

O presidente do município de Arganil disse acreditar que o projeto pode servir de orientação e de escola, na medida em que não é preciso fazer tudo tão diferente para o resultado ser muito positivo”.

Citada no comunicado, a arquiteta Paula del Rio salientou que houve a preocupação de agir silenciosamente e efetuar uma intervenção profundamente contemporânea.

“Não foi concretizada nem por contraste nem por diferença, é como uma terceira via de continuidade entre o contemporâneo, com o que sabemos fazer e o existente, sem colisão”, explicou.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento do município de Arganil de cerca de 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas na Europa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, sediada em Barcelona, Espanha.

Autoria de:

Agência Lusa

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Arganil

Geral