diario as beiras
Penela

Penela: Abrigo para proteger população dos incêndios nasce em Ferraria de São João

24 de junho às 07h23
0 comentário(s)
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Um abrigo coletivo para proteger as pessoas dos incêndios vai ser construído na aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, revelou no sábado Luís Teixeira, presidente da Associação de Moradores desta localidade.

A aldeia de Ferraria de São João recebeu no sábado o fórum “As aldeias, a floresta e o fogo”, coorganizado pela Associação de Moradores e pelo município de Penela. Antes da iniciativa, Luís Teixeira deu a conhecer que será construído um abrigo para alojar pessoas em caso de incêndios que possam surgir na aldeia.

“Será um dos primeiros abrigos construídos de raiz, que terá o contributo do conhecido empresário de jogadores de futebol, Jorge Mendes. Vai permitir que a aldeia esteja mais segura”, apontou.

Segundo Luís Teixeira, “trata-se de uma estrutura que terá capacidade de alojar todos os moradores desta aldeia de xisto, que são cerca de 40, e as pessoas que estiverem a fazer atividade turística, num hipotético incêndio que surja a qualquer momento”.

Abrigo com dupla função

O responsável adiantou ainda que este abrigo terá uma dupla função, já que também funcionará como centro comunitário.
“Será um centro de atividades para que, mesmo durante o ano, não seja uma estrutura urbanística que está parada sem ação. Assim conseguimos rentabilizar a estrutura, do ponto de vista funcional”, disse.

No que diz respeito aos prazos de construção, o responsável da associação, salientou que o projeto já deu entrada na Câmara Municipal de Penela e por isso espera que as obras possam arrancar muito em breve. “A nossa vontade é que seja ainda neste ano ou no início de 2025”.

O abrigo coletivo será construído em betão num terreno e será dotado de um sistema de rega. No seu interior vai existir uma loja de aldeia, cozinha e oficina e vários equipamentos de apoio.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 24/06/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Afonso Pereira Bastos

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Penela