Pedro Santana Lopes tem solução para “encurtar” distâncias no areal urbano
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, pretende instalar um meio de transporte suave de passageiros no (extenso) areal urbano, para facilitar a ida a banhos, sobretudo, às pessoas com mobilidade condicionada.
Esta solução visa “encurtar” a distância, de cerca de um quilómetro, que separa a marginal do mar, contribuindo para que mais banhistas frequentem a Praia da Claridade.
Esta ligação, feita através do conceito de mobilidade suave, poderá ser aplicada antes da época balnear deste ano, caso a obra possa avançar através de adjudicação direta.
Pedro Santana Lopes não avançou detalhes, até porque vai conversar com os vereadores da oposição sobre o assunto, mas adiantou que será “uma solução completamente amiga do ambiente”, terá utilização gratuita e não interferirá com os equipamentos e a vegetação do areal urbano.
O sistema “é muito seguro e está testado em vários tipos de clima”, realçou o presidente.
“Estamos a tratar da obra que permite reduzir o esforço de percorrer esta distância para as pessoas que queiram ir à praia.
Principalmente, para as pessoas dependentes, para as mais velhas, para as pessoas com carrinhos de bebés ou pessoas com cadeiras de rodas.
Estamos a construir a solução que permite às pessoas moverem-se sem esforço”, disse o autarca, no final de uma visita ao areal, fazendo-se acompanhar de técnicos de uma empresa italiana especializada.
Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS